A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
As vinícolas caxienses que estiverem presentes na Festa da Uva 2022 não precisarão pagar pelos espaços ocupados. A única exigência da organização é que os empreendimentos fiquem responsáveis pela decoração e utilizem elementos como pipas e garrafões reais para se aproximar o máximo possível do ambiente de uma cave, por exemplo.
— Queremos que o visitante se sinta entrando em uma vinícola — diz Fernando Bertotto, presidente da comissão comunitária da Festa da Uva.
Segundo Bertotto, é a primeira vez que a festa não cobra pelo espaço. O intuito é valorizar a produção local que tem excelentes sucos, vinhos e espumantes. Para enaltecer ainda mais os produtores de Caxias do Sul, apenas bebidas da cidade serão servidas no restaurante da Festa — no jantar de apresentação dos trajes das soberanas, nesta quinta-feira (2), somente produtos locais foram oferecidos.
As vinícolas interessadas têm até semana que vem para confirmar presença. Bertotto estima que entre 10 e 12 participem (o número pode aumentar dependendo do interesse e disponibilidade). A área à disposição para os produtores de vinho terá 350 metros quadrados e ficará no piso inferior do Centro de Eventos. O espaço será dividido conforme o número de participantes.
A 33ª Festa Nacional da Uva ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março.