A maior missão comercial já realizada para um país árabe. É assim que tem sido chamada a comitiva liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), formada por 327 representantes de 230 empresas e instituições brasileiras, que está nos Emirados Árabes. Entre os industriais convidados está o caxiense Mauro Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, que está na representação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
A agenda inclui a Expo Dubai, rodadas de prospecção de negócios, relacionamentos empresarial, visitas técnicas e busca de oportunidades de investimentos em Dubai.
— A feira é muito grande. São 190 pavilhões. Existe há mais de 100 anos. Nelas já foram apresentados o ar-condicionado, o zíper e até a Torre Eiffel foi inaugurada em uma delas. E tem grandes possibilidades de se fazer negócios com todo o mundo árabe.
Bellini participou nesta semana de um fórum com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o alto escalão do governo. Representantes da Fiergs e do governo gaúcho também estiveram presentes. E as conversas mostram que as perspectivas são favoráveis para o estreitamento de relações internacionais:
— A médio prazo a ideia é gerar negócios e, com certeza, muitas indústrias de Caxias também acabarão começando a fazer negócios com os Emirados Árabes ou ampliando os negócios de algumas que já têm — prevê o empresário.
Bellini segue nesta semana nos Emirados Árabes e tem previsão de retornar para o Brasil nos próximos dias.