A construção histórica que inspirou a cave de pedra de um grupo vinícola com sede no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, agora também entrou para a Famiglia Valduga. O Château Lacave, castelo ao estilo medieval inaugurado na década de 1970 pelo uruguaio Juan Carrau, fundador da vinícola de mesmo nome, foi arrematado por R$ 12,7 milhões no segundo certame promovido pelo leiloeiro Peterlongo. O resultado foi homologado nesta semana pela Justiça.
O castelo recebeu duas ofertas no leilão, uma delas de um grupo educacional, e a vencedora, que apresentou um valor 12% maior do que o lance mínimo. A proponente foi a Valduga com um grupo de investidores. O objetivo da compra é promover um projeto enoturístico na área do Château Lacave, mas ele ainda está sendo elaborado.
O que o fundador da vinícola de Bento Gonçalves, Juarez Valduga, adianta é um desejo antigo de investir em Caxias. Ele conta que ficou fascinado pelo local desde a primeira vez que o visitou e foi recepcionado pelo próprio Juan Carrau. A primeira impressão foi tão forte que Valduga validou a compra do grupo de investidores sem ele nem precisar visitar novamente o castelo.
— A última vez que estive lá foi há mais de 40 anos — conta o patriarca da família Valduga.
Embora o Château Lacave passe a receber a identidade dos novos donos, a intenção da família é preservar as características originais da construção bem como sua história.