Referência no Ensino Médio, o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec) pretende se tornar também uma das principais escolas de Ensino Fundamental da Serra com a inauguração das primeiras turmas em março do ano que vem. Para isso, implementa uma proposta pedagógica inovadora e rotinas que lembram modelos americanos e europeus, além de dispor da infraestrutura universitária, já que estará instalada no coração do campus-sede da UCS.
O Cetec Ensino Fundamental ocupará o bloco I, ao lado da galeria universitária, espaço que já sediou o bloco de Direito e Informática da universidade. Entre os motivos para a escolha do local está o de ser um ponto de conexão com várias outras estruturas que serão utilizadas pelos alunos, desde o cinema que será reinaugurado com as atividades destes estudantes, à biblioteca central, laboratórios, museus, zoológico, teatro, Vila Poliesportiva, Escola de Música e tudo que conversar com o que os alunos desenvolverão em sua formação.
Serão abertas turmas do sexto ao nono ano, mas a escola está sendo estruturada com 12 salas, com possibilidade de ampliação para outros blocos, indicando os planos de expansão do novo modelo de ensino lançado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), mantenedora do Cetec e da UCS.
— Nem está no cálculo a estrutura existente, mas investimos mais R$ 4 milhões para a implantação da escola, em tecnologia, pessoas e remodernização do espaço — aponta o diretor-executivo da Fucs, Gelson Leonardo Rech.
O bloco que abrigará o Ensino Fundamental está entre duas áreas verdes que serão espaços de convivência e aprendizagem, com atividades de educação ambiental e esportes de aventura, caso da escalada, do arvorismo e da tirolesa que serão montados exclusivamente para a escola e são parte do currículo.
— Teremos ensino integral de fato, o que é diferente de atividades extracurriculares no contraturno. Nesse contexto, todo o planejamento é feito de maneira global, envolvendo projetos que desenvolvem as diferentes potencialidades dos estudantes — destaca a diretora geral do Cetec, Ana Cristina Possapp Cesa.
As pré-inscrições para o Ensino Fundamental vão até o dia 15 de dezembro.
Sem cara de rotina
Para se ter uma ideia da rotina diferente dos alunos, as aulas curriculares começam às 9h30min, mas os pais poderão optar por deixar os alunos às 7h30min para mentorias e atividades extracurriculares, como natação e outras que serão oferecidas no próprio campus da UCS. Após o período de aulas da manhã, os estudantes têm a opção de almoçar no restaurante universitário ou ir para casa e retornar no início da tarde. Neste intervalo, acontecerão os clubes temáticos, como de xadrez, e-sports, games, astronomia e música.
No fim do dia, aulas de educação ambiental, esportes de aventura, etnoatividades e criação digital entram no currículo. A Ludoteca, espaço com jogos de tabuleiro, RPG e outras ferramentas de desenvolvimento lúdico, também integra a lista de componentes curriculares. Há pelo menos uma aula de inglês em cada dia da semana.
A coordenadora pedagógica Andréia Michelon Gobbi exemplifica como o modelo proposto, além de trabalhar uma educação personalizada no ambiente coletivo, é baseada em experiências e vivências que relacionam conceitos e atividades práticas em uma perspectiva interdisciplinar, com projetos constituídos por metodologias e estratégias de aprendizagem, onde o estudante é protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
— O aluno poderá colher o alimento que plantou na horta e prepará-lo na oficina de culinária em nossa cozinha, ao mesmo tempo que estuda o gênero textual receita e conceitos de Matemática, Biologia, Física, Química, Agronomia... Ele poderá fazer pipoca para saborear no cinema, enquanto assiste a um filme que será objeto de estudo de um ou mais componentes curriculares.
A cozinha da instituição é equipada com vários cooktops elétricos. As classes das salas de aula são em um formato de célula que facilmente se conecta com as mesas dos colegas para trabalhos em grupo ou para rodas de conversa e debates.
Resolução de problemas, eventos de recriação histórica, atividades maker, passeios exploratórios e diálogos sobre ética e cidadania também estão no projeto pedagógico que traz em seu escopo os quatro pilares da educação para o século 21.
Segundo a instituição, o modelo de ensino vem para modificar o conceito de escola na região, estreita a relação entre o que se aprende em sala e o cotidiano, atendendo as necessidades de aprendizagem dos estudantes deste tempo, valorizando as diferenças e o potencial criativo individual e coletivo, onde cada um tem espaço para constituir sua identidade e se reconhecer como agente transformador da sociedade.