A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Estado assinou, nesta quarta-feira (6) na Mercopar em Caxias do Sul, o primeiro protocolo de intenções para parceria com as empresas FNM Elétricos e Agrale S/A no fomento e desenvolvimento de políticas públicas para cadeia de veículos elétricos a serem produzidos no Rio Grande do Sul.
A FNM, em parceria com a Agrale, começará a produzir em Caxias, a partir de novembro, os primeiros caminhões elétricos urbanos de um projeto iniciado com uma encomenda da AmBev de mil caminhões. Os testes para a homologação dos veículos estão em fase final.
O secretário em exercício Joel Maraschin destacou a importância do movimento. Segundo ele, o Estado não revisava sua política industrial desde 2012, quando o foco estava no polo naval, que não deslanchou. No início de março, o governo detectou que precisava de uma nova frente e foi aí que conheceu o projeto da FNM com Agrale.
— A Serra já e um polo muito forte metalmecânico e está fabricando veículos elétricos. Temos tudo para ser vanguarda nisso no Brasil. A partir deste protocolo, vamos buscar a discussão de questões tributárias especiais, debater também isso em Brasília e vamos fomentar a atração de empresas satélites — exemplifica o secretário.
Maraschin adiantou que o governo do Estado, que inclusive está em missão internacional nesta semana na Europa, também já está pensando em fazer uma nova missão com Agrale e FNM para a Califórnia, no Estados Unidos, a fim de conferir a possibilidade de atrair empresas, como fabricantes de baterias elétricas, para o Estado.