O escritório de arquitetura de Gramado, Goularte & Pedrassani, responsável por projetos marcantes na Serra gaúcha, como o Parque Olivas, o Complexo Vita Boulevard e uma série de hotéis, vai levar a expertise de um dos principais destinos turísticos do país para outra cidade que pretende se projetar nacionalmente. A empresa, liderada pelos arquitetos Edenaur Goularte Júnior e Diogo Pedrassani, foi contratada pela prefeitura de Miguel Pereira, cidade serrana do Rio de Janeiro, para revitalização completa do município.
Entre os projetos que serão desenvolvidos na cidade carioca estão várias estruturas que já são consagradas no Rio Grande do Sul. Uma delas é a Rua Coberta. Além disso, a revitalização prevê ainda paisagismo das ruas centrais, ponte sobre o lago da cidade, paradas de ônibus e espaços para feiras do agricultor e de artesanato. Outra curiosidade do projeto é a renovação das fachadas dos estabelecimentos da cidade, no período de um quilômetro da área central. A prefeitura irá isentar o IPTU por cinco anos para os empresários que colocarem o projeto em prática.
— O prefeito de Miguel Pereira, André Português, nos contatou pela nossa experiência em projetos para o turismo. Chegou ao nosso escritório principalmente em função de projetos que desenvolvemos como hotéis, complexos turísticos e parques — explica o arquiteto Edenaur Goulart.
A Rua Coberta será a próxima fase a ser inaugurada em Miguel Pereira e irá conta com lojas, restaurantes, áreas de convivência e cinema para 300 pessoas. A intenção do prefeito de Miguel Pereira é inaugurá-la na semana de Natal. Já foi inaugurado o Espaço do Agricultor, e agora o Espaço do Artesão está em obras. A próxima etapa será a revitalização do Centro, englobando 150 fachadas, todo mobiliário urbano, além de calçadas, paradas de ônibus, ponte turística, lago e sinalização turística
— A cidade tem uma linguagem própria e elementos bem fortes e marcantes como as pedras, telhas de barro... Pegamos esta identidade e criamos o conceito de revitalização. O desafio é grande pela distância, pelo plano grande de revitalização, mas o resultado está nos deixando muito felizes — explica Diogo Pedrassani.
Miguel Pereira está localizada no centro-sul fluminense, a 618 metros acima do nível do mar e com aproximadamente 25 mil habitantes A cidade também tem planos de ter uma Maria-Fumaça, Parque dos Dinossauros e Festival de Cinema. A semelhança com a região das Hortênsias da Serra Gaúcha não é mera coincidência....