Cidade da Serra que já teve grandes fábricas de calçados como principais impulsionadoras da economia pode voltar a sediar uma unidade de um grupo calçadista que vive momento de expansão. A Arezzo está em negociações para a instalação de uma fábrica em Veranópolis, no Vale das Antas. Interlocutores do grupo estiveram, inclusive, visitando o parque fabril que já foi ocupado, mais recentemente, pela CooperShoes, que encerrou as atividades no município em 2019, local que antes também havia sido ocupado pela Alpargatas.
De acordo com o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, a prefeitura deve oferecer subsídios em parte do aluguel do prédio, assim como o município fez com a CooperShoes. A área é de propriedade da Oleoplan, que tem usina de biodiesel no município. A área tem cerca de 10 mil metros quadrados.
— O que existe de concreto é o interesse do grupo. Eles fizeram aquisições e terão que expandir a produção dessas novas marcas adquiridas. E procuraram o município por saber que tinha o prédio vago e por termos uma matriz calçadista extremamente importante — aponta o prefeito.
A Arezzo&Co tem sede e unidades produtivas em Campo Bom, onde também está concentrada a área de pesquisa e desenvolvimento de suas sete marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans.
Até 400 vagas
Se a Arezzo decidir pela instalação de uma unidade na Serra, a projeção é de geração de 200 vagas iniciais podendo chegar a mais de 400 em 12 meses, conforme foi repassado ao prefeito. A empresa não especificou que produto teria interesse de fabricar na cidade, mas o histórico de marcas que já tiveram grandes indústrias na cidade, inclusive a Dalponte, esteve muito atrelado à fabricação de tênis.
Outra característica do mercado de trabalho local é que há muitas mulheres com experiência nesta área, justamente porque o fechamento das fabricantes calçadistas fez com que os trabalhadores migrassem para o setor metalúrgico, onde as mulheres tiveram maiores dificuldades de inserção.