Após duas rodadas de negociações, os trabalhadores que atuam em mercados de Caxias do Sul terão aumento de 9,22% nos salários, o que representa a reposição integral do Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), a inflação do período da data-base que é julho. O valor poderá ser pago a partir deste mês. Com o reajuste nos salários para quem trabalha em mercados, o piso passará para R$ 1.480.
O acordo entre o Sindicomerciários e o Sindigêneros também prevê o reajuste de 11% sobre as bonificações para o trabalho em feriados. Os comerciários do setor de gêneros alimentícios não trabalharão no Natal, 1º de janeiro e 1º de maio, podendo trabalhar nos demais feriados.
O acordo também manteve o que havia sido estabelecido na convenção coletiva passada, como o auxílio-creche, triênios, quinquênios e outros benefícios. Também estão sendo fechados acordos para outros segmentos de comerciários, como siderúrgicos e funerárias, porém ainda não há definição em relação à negociação dos lojistas. Um dos pontos mais polêmicos, além do índice, é a proposta do Sindilojas de abertura em todos os feriados do ano. Uma reunião foi realizada nesta semana, mas sem avanços.