Depois do feriado de Corpus Christi já ter sido apontado como o melhor momento do ano para o setor da gastronomia e hotelaria da região das Hortênsias, o Dia dos Namorados foi considerado o final de semana mais movimentado de Gramado em 2021. É o que afirma Lisa Gottschalk, diretora-executiva do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha).
— Estamos muito felizes com o movimento. Seguindo os protocolos e os cuidados sanitários é possível, sim, celebrar essas datas tão importantes — defende a executiva.
Historicamente os casais vão a Gramado nessa época, mas nesse ano o movimento foi considerado mais significativo, segundo Lisa. A hotelaria estava com quase 75% de ocupação, conforme a diretora do SindTur.
Na região do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh), o presidente Vicente Perini destaca que foi um fim de semana muito bom para restaurantes, inclusive, no delivery, sendo um dos melhores desde o início da pandemia.
Vendas com níveis pré-pandemia
De acordo com levantamento feito com comerciantes, o Sindilojas Caxias aponta que no Dia dos Namorados deste ano houve um crescimento em vendas acima de 20% em relação a 2020, considerando a movimentação nas lojas nos dias que antecederam a data.
A entidade ressalta, no entanto, que ao comparar com 2020, cabe destacar a base de comparação baixa, já que era o primeiro ano da pandemia, com um clima maior de isolamento e insegurança.
Ainda conforme o Sindilojas, os presentes se concentraram mais em artigos de vestuário, calçados e acessórios. Entre os motivos para a melhora das vendas, são apontados maior romantismo, otimismo e a demanda reprimida de 2020.
A CDL, que realizou a pesquisa que já apontava incremento de até 25% nas vendas, atingindo níveis pré-pandemia, só pretende consolidar o balanço na próxima semana.