Em sua primeira visita como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum participou de uma série de reuniões com o setor empresarial de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (15). Uma das agendas foi na Agrale, para conhecer a planta de caminhões da Fábrica Nacional de Mobilidades, a FNM Elétricos.
Ele estava acompanhado de representantes do Badesul, BRDE e RS Garanti, além do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), que foi quem convidou o secretário do mesmo partido a visitar a fábrica. Segundo o deputado, nos próximos dias serão feitas reuniões no governo do Estado para buscar medidas de proteção e para dar condições da região se tornar um polo de tecnologia. Entre os incentivos analisados, Búrigo cita uma legislação tributária específica para caminhões elétricos e para incentivar a instalação de empresas sistemistas, que poderão fornecer componentes.
O secretário também esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho. Durante a reunião, foram apresentadas as novas linhas de financiamentos dos bancos de fomento e mudanças para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a retomada dos empreendimentos no pós-pandemia. A agenda se encerrou com um encontro do secretário com o prefeito Adiló Didomenico.