A Polentake, fast food de polenta mole e comida típica da Serra, é participante da 5ª temporada do Shark Tank Brasil. O episódio, gravado no ano passado, será exibido nesta sexta-feira (20), às 22h, no canal da Sony. Para esta temporada do reality de empreendedorismo, 48 empresas foram selecionadas entre mais de duas mil inscritas. Além da vitrine nacional, elas apresentam seus negócios para investidores.
O fast food de polenta está no mercado desde 2015. Surgiu em Caxias do Sul como Polentruck. Em 2018 encerrou as atividades na Serra para reabrir, em junho de 2019, com loja física em Porto Alegre, na Rua 24 de Outubro, em uma versão de delivery e take away e com o novo nome. Proprietária da Polentake, Isabelle Ioppi Faggion, conhecida como a "dona da polenta", conta como foi a reinvenção do negócio.
_ Em Caxias, o pessoal ainda tem a cultura da polenta em casa. Era difícil vender polenta pro caxiense. Como a gente tinha o truck e a possibilidade de fazer eventos e observar públicos, vimos que a receptividade era melhor na Capital e nos mudamos para lá _ conta Isabelle.
O negócio nasceu no mesmo ano do programa da Sony e a empreendedora o acompanha desde então, mas foram nas últimas duas temporadas que ela passou a se inscrever. Depois de três tentativas, comemora a participação:
_ Eu sempre tive a percepção que o nosso negócio se encaixava por ser diferente. Ninguém serve polenta em porções individuais porque é dificil conservar mole e quente. Ou tu faz e serve, ou ela endurece. Mas nós conseguimos desenvolver um maquinário para isso e foi o que nos tornou interessante _ conta a dona do negócio.
A inspiração para desenvolver o equipamento veio da Itália, mas ele foi criado em parceria com uma empresa da Serra. É essa tecnologia a aposta da proprietária para tornar a Polentake uma franquia, independentemente do resultado no programa desta sexta.