A Serra não é só protagonista em implantar sistemas automatizados em suas indústrias. É também fornecedora dessa tecnologia para outras empresas do país. É de Bento Gonçalves o desenvolvimento de soluções em automação que resultaram em melhorias no processo produtivo da NTN Driveshaft do Brasil, com sede em Guarulhos (SP). A Dalca Brasil, especializada em robótica e indústria 4.0, ajudou a sanar um gargalo no setor de usinagem da gigante mundial na fabricação de rolamentos.
Com a robotização, a NTN não apenas reduziu o tempo para as peças serem produzidas, como aumentou a taxa de produtividade.
_ No nosso processo antigo de usinagem, tínhamos um tempo de ciclo em 35 segundos, com uma taxa de produtividade de 81%. Com a robotização, passamos a ter tempo de ciclo de 20 segundos e produtividade de 96% _ compara o coordenador de Engenharia de Processos da empresa, Diego Brasílio Rocha.
Desde 2007 atuando na Serra, a Dalca Brasil tem parceria de cooperação tecnológica com a italiana Casarini Robótica, com 30 anos de experiência e centenas de robôs instalados em todo o mundo. Tem em seu portfólio de clientes a Whirlpool (Brastemp e Consul), BIC, WEG, Santa Clara, Klabin, Grupo Randon, Stara, AGCO, entre outros grandes players. Atualmente, reúne cerca de 60 colaboradores, entre contratados diretos e prestadores de serviço indiretos. A empresa está, inclusive, abrindo os primeiros projetos na América Latina.