A Aliança Francesa (AF) comunicou nesta sexta-feira (3) o encerramento das atividades em Caxias do Sul, após quase 65 anos. Fundada em setembro de 1955 na cidade, a Aliança em Caxias sofreu dificuldades geradas pela crise econômica dos últimos anos.
— Desde 2016 começamos a sentir a crise. No início, acreditávamos que era só mais um momento difícil, mas a cidade parou, os incentivos das empresas acabaram e o número de alunos foi diminuindo ano após ano — lamentou em comunicado a diretora-executiva da AF Caxias, Caroline Conte.
A Aliança Francesa oferecia cursos intensivos e regulares de francês na cidade, além de ações culturais, como o Festival Varilux de Cinema Francês, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.
A instituição foi fundada por um grupo de caxienses liderado pelo enólogo francês Henri Viguier. No início, foi um espaço de intensa atividade cultural, que reduziu anos depois em função da situação política no país. Na época, tinha um grupo de teatro onde foi revelada a atriz caxiense Ittala Nandi, hoje com 77 anos, que atuou em novelas como Que Rei Sou Eu? e Pantanal.
Memória: Nu fotográfico agita a Aliança Francesa em 1955
Memória: Mauro De Blanco no Atelier de Teatro da Aliança Francesa em 1961
No mundo, a Aliança Francesa tem centros em 133 países, reunindo quase 500 mil alunos. Foi fundada em 1883 por um grupo de personalidades que incluía Júlio Verne e Louis Pasteur, com a finalidade de difundir a língua e cultura francesas.