O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, comunicou nesta semana, ao conselho superior da entidade, que vai concorrer à reeleição, acompanhado dos atuais vices, Mauro Bellilni, da indústria, Jaime Andreazza, do comércio, e Maristela Chiappin, dos serviços.
A eleição será em quatro meses, mas a mobilização de entidades começa normalmente nesta época. A CIC já teve outros presidentes reeleitos, mas Nelson Sbabo, que morreu recentemente, e foi o antecessor de Gasparin, decidiu não tentar um novo mandato. Se eleito, Gasparin deverá permanecer por mais dois anos a partir de 2020, totalizando quatro anos à frente da entidade ao final da gestão. Nesses primeiros anos, Gasparin destaca o aumento de 30% no número de associados, mas com a ressalva de que também aumentou muito o número de empresas na cidade, porque a crise incentivou o empreendedorismo. Mas o presidente da CIC destaca que ainda há um longo trabalho a ser feito pela entidade para qualificar os empresários.
Os ex-presidentes da CIC também conferiram, em primeira mão na reunião do conselho, a proposta de atualização da logomarca da câmara. A logo que é usada hoje teve origem há quase 50 anos, quando houve a fusão da Associação Comercial com o Centro das Indústrias. Ela foi adaptada nos últimos anos, mas a ideia é modernizá-la ainda mais. Uma agência foi contratada para isso, e a previsão é de que a nova marca comece a ser usada até o fim do ano. O presidente Gasparin destaca que ela vai dar maior visibilidade à entidade. A proposta ainda será apresentada às diretorias e aos associados da entidade.