Depois de participarem da inauguração das obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho na sexta-feira (18), os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, devem ter um compromisso em Caxias do Sul. Está prevista a vinda deles à região para a assinatura simbólica do contrato de concessão do Porto Meridional, que será construído pela iniciativa privada em Arroio do Sal.
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era cogitada, está descartada. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (14) pelo diretor-executivo do Grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias), Rogério Rodrigues. Segundo ele, ainda nesta segunda a vinda dos ministros deve ser oficializada.
Aproveitando a vinda a Caxias do Sul, a comitiva também vai visitar a 33ª edição da Mercopar, que ocorre nesta semana no Parque de Eventos da Festa da Uva. Na sequência será feita a assinatura, que terá caráter simbólico, pois a autorização oficial para o andamento da obra foi dada em 1º de outubro, quando foi publicado o Contrato de Adesão nº 03/2024, onde a União concedeu à empresa o direito de implantar o projeto, concluindo o processo prévio de autorização junto aos órgãos responsáveis.
O MobiCaxias e empresários da região têm apoiado o projeto, pois entendem que o Porto Meridional, além de ampliar o desenvolvimento do Litoral Norte, vai impactar positivamente a logística das empresas da Serra, com redução das distâncias de frete e consequente diminuição de custos para os processos de importação e exportação. E pelo apoio que recebeu das lideranças locais, Caxias foi escolhida para sediar o evento.
Há também a expectativa de que outros avanços em obras de infraestrutura da região, especialmente relacionados ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, possam ser anunciados. A inclusão deste projeto no PAC é a principal possibilidade cogitada.
O projeto do Porto Meridional tem investimento estimado em R$ 1,3 bilhão, e terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres. A iniciativa é liderada pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental. As obras estão previstas para durarem 20 meses, e deverão gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos, envolvendo setores como funções administrativas e mão de obra vinculada à construção civil.