A formalização do contrato para a construção do Porto Meridional, que será localizado em Arroio do Sal, pode ser usada como plataforma de lançamento de outros projetos de infraestrutura que interessam à Serra. Esta é a intenção do grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias), que está envolvido nas tratativas e auxilia na organização do evento de assinatura, que deve ocorrer em Caxias do Sul até 20 de outubro.
O anúncio do apoio do governo federal ao projeto e da assinatura do contrato de construção com os proponentes foi feito nesta quinta-feira (26), durante uma reunião entre lideranças políticas e empresariais da Serra com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. Representantes do MobiCaxias também participaram do encontro e se colocaram à disposição para ajudar na organização da assinatura em Caxias do Sul.
Em contato com a coluna, o diretor-executivo do Mobi, Rogério Rodrigues, mostrou-se muito satisfeito com a reunião, classificada por ele como histórica, pois pode ser um passo decisivo para destravar projetos há muito reivindicados pela região. Ele revela que a ideia é aproveitar que as autoridades federais estarão em Porto Alegre para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, prevista para 21 de outubro, e trazê-las para Caxias. Segundo os ministros comentaram na reunião, a própria presença do presidente Lula é cogitada no evento da Capital. Aqui na Serra, além do porto, seriam feitos anúncios relativos a outras demandas.
— O Mobi já estava programando um evento de infraestrutura antes de encerrar o ano, para comprometer os governos federal e estadual. Me coloquei à disposição, junto com a equipe deles, para a gente organizar essa assinatura do contrato do Porto Meridional e as evoluções do projeto de ferrovia e do aeroporto — informa Rogério.
Entre essas evoluções, segundo o diretor, uma das possibilidades é a inclusão do futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, no PAC. As tratativas para isso foram reveladas na reunião pelo ministro Paulo Pimenta, e incluiriam verbas para a construção das estradas de acesso.
O Terminal Rodoferroviário de Vacaria também está na pauta, mas a dificuldade para ações efetivas no curto prazo é um pouco maior, pois a questão depende da evolução das negociações com a Rumo, detentora da concessão ferroviária no Estado. Mesmo assim, Rogério destaca a importância de se pensar também neste projeto, pois o MobiCaxias vê a questão da infraestrutura da região de forma interligada.
— Estaríamos evoluindo naquilo que chamamos de mapa logístico, com ações concentradas principalmente no porto, mas também ligadas com o aeroporto de Vila Oliva e o terminal rodoferroviário de Vacaria. Julgamos que as três são importantíssimas para a infraestrutura da Serra, e há sete anos estamos trabalhando para que elas evoluam passo a passo — ressalta.
Mesmo que esteja geograficamente localizado no Litoral Norte, o Porto Meridional é considerado estratégico por empresários da Serra, pois diminuiria os custos da região com logística. O projeto tem investimento estimado em R$ 1,3 bilhão e terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres. O projeto é liderado pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental.
As obras deverão durar 20 meses e deverão gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil empregos indiretos, envolvendo diversos setores desde funções administrativas até mão-de-obra vinculada à construção civil. A data de início da obra não foi anunciada.