O que tem acontecido na Praça Dante Alighieri nos últimos dias é uma prova de que o caxiense espera só um incentivo para ocupar mais os espaços públicos. E se você ainda não foi ver, fica o convite.
Depois de muitos anos, a principal praça de Caxias do Sul, ponto central da cidade, recebeu uma decoração de Natal de um bom padrão. Muita luz, uma árvore de Natal bonita, um presépio decente... Coisas tão legais que, ao ver pela primeira vez, veio à mente um pensamento cruel: nem parece Caxias. Mas é!
Ah, tem segurança também. Mesmo na noite chuvosa da última quarta-feira (06), lá estavam os guardas municipais vigiando o espaço, no que deveria ser uma função básica da GM em todos os momentos do ano.
O resultado é notável, pois há muita gente circulando pela praça durante a noite, que obviamente é o melhor momento para visualizar o efeito da iluminação. São casais de namorados, idosos, pais com suas crianças, em um movimento que infelizmente surpreende, pois não é normal ver isso naquele local em outros momentos. Há segurança e há o que ver. Fórmula simples.
Muito já se falou sobre a falta de uso das áreas públicas de Caxias do Sul, e normalmente se fica naquele debate sobre causa e efeito: estes espaços se degradam porque não são usados, ou não são usados porque normalmente estão degradados? Acredito que as duas teses trazem um pouco da resposta, mas o que acontece neste momento na Praça Dante reforça a segunda hipótese, pois se é oferecida qualidade, a população responde prontamente.
É visível que quando há uma boa programação e divulgação, praças, parques e outros espaços públicos acabam recebendo uma grande quantidade de pessoas, e os eventos realizados durante o ano mostram uma comunidade sedenta por esse tipo de atividade. Basta apostar e investir um pouco, ou conseguir alguns parceiros, que a “mágica” acontece. Agora é torcer para que o que está acontecendo na Praça Dante sirva como um modelo para ações futuras, e que algumas melhorias implantadas ali, como a segurança, sejam mantidas. Faria muito bem para a cidade.