Os números superlativos da 32ª edição da Mercopar não surpreenderam, mas ficaram acima, inclusive, do que a própria organização esperava. Em um evento ligado à feira, na noite da quinta-feira (19), o presidente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, diretor superintendente do Sebrae, entidade responsável pela Mercopar, estava exultante. Além dos dados de negócios, a presença de visitantes e o clima de otimismo ultrapassaram todas as expectativas.
Godoy revelou que o reposicionamento como um evento de inovação foi fundamental para atrair novos públicos e fomentar a realização de negócios. A virada na organização se traduziu em números, e mesmo com os efeitos do período da pandemia, a feira iniciou uma caminhada a novos patamares.
— Em 2019, nas nossas rodadas e nos negócios realizados pelos expositores, nós geramos R$ 65 milhões. Ano passado já foram R$ 430 milhões. Eu brinco que é um crescimento de startup para uma empresa que tem 50 anos. E neste ano vamos passar desse valor, o que mostra que acertamos o perfil da Mercopar neste mercado industrial que precisa de espaços para discutir seu futuro — informou.
A busca por novas frentes segue, e a criação do projeto Mercopar 365, com uma plataforma que vai permitir a realização de negócios durante todo o ano, é um exemplo. O diretor superintendente entende que esta proposta é única no mercado mundial de feiras, e deve servir para atingir novos patamares de negócios.
Esse sucesso da Mercopar é muito importante para Caxias do Sul, e por diversos aspectos. Primeiramente, pelo que significa diretamente. Os R$ 500 milhões projetados em negociações movimentam especialmente as empresas locais, garantindo ganhos de longo prazo. Além disso, os aspectos indiretos, como o impacto no comércio e nos serviços da cidade falam por si. Hotéis lotados, restaurantes e lojas com aumento de faturamento são sinais eloquentes de como uma feira deste porte beneficia toda a cadeia econômica da cidade.
Aí é que entra a questão da inspiração, já que a Mercopar poderia (e deveria) servir como exemplo para que se apostasse mais em eventos em Caxias. É óbvio que uma feira deste porte não nasce do dia para noite, já que são décadas de história para se chegar a este patamar. Mas tudo precisa de um pontapé inicial, e está na hora de o poder público e forças econômicas da cidade agirem para a criação e incentivo de novas iniciativas neste setor. Faria muito bem para a cidade.