As obras de duplicação da BR-386 chegaram à fase de asfaltamento na última semana. Os trabalhos estão concentrados entre Soledade e Fontoura Xavier, dos quilômetros 245 a 270, e entre Tio Hugo e Soledade, do km 215 ao km 245.
A pavimentação acontece sempre das 8h às 18h, o que implica em bloqueio e circulação no modelo pare e siga. Há profissionais orientando o trânsito nos locais.
O movimento feito pela CCR Viasul, concessionária que administra a rodovia, começaram a ser feitas há um ano e tem investimento de R$ 340 milhões.
De acordo com o supervisor de Engenharia da CCR, Junior Vicenzi, as atividades no segmento C, entre Soledade e Fontoura Xavier, foram priorizadas desde o início da obra:
— Concentramos nossas atividades entre o km 249, que é o acesso à RS-332, até a praça de pedágio no km 262. Já concluímos a supressão vegetal e a planagem desse trecho, e agora estamos focados na pavimentação entre os quilômetros 253 e 258.
Os trabalhos incluem a aplicação de camadas de pavimentação e Base Granular Melhorada com Cimento (BGMC). A previsão é iniciar os serviços de paisagismo no próximo mês.
— Este trecho é prioritário para a primeira entrega, que deve ocorrer entre os quilômetros 249 e 262, ainda que não seja a entrega total do segmento — ressaltou o engenheiro.
A passagem inferior, no km 247, também está em fase de concretagem. Já no segmento B, de Tio Hugo a Soledade, as obras estão avançadas entre os quilômetros 240 e 245.
— Finalizamos a supressão vegetal e estamos avançando na planagem. Em novembro, iniciaremos a pavimentação desse trecho — afirmou Vicenzi.
O supervisor e destacou que a terraplanagem também está em andamento entre os quilômetros 236 e 239, além da construção de uma nova ponte sobre o Rio Espraiado, no km 234.
Duplicação da BR-386
A concessionária começou as obras de duplicação do primeiro trecho, entre Marques de Souza e Lajeado em 2021. Ao todo, serão 20,3 quilômetros de novas pistas.
Além disso, as ações incluem a construção de:
- 13 quilômetros de vias marginais
- dois retornos em nível
- seis adequações de acesso
- quatro passarelas de pedestres
- seis novas pontes
- seis alargamentos de pontes existentes
- duas passagens inferiores
- duas passagens superiores.
Seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.