Um ano e dois meses após o início das obras na Avenida Presidente Vargas, no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo, motoristas seguem com dúvidas sobre o trânsito da via.
Em horários de pico, quando o fluxo de carros é mais intenso, é comum ouvir buzinas e reclamações dos condutores que utilizam o trecho.
Para quem passa pelo local diariamente, enfrentar engarrafamentos em alguns pontos virou rotina. É o caso do frentista Gabriel Mocelin, que trabalha em um dos postos próximo a uma das rótulas construídas.
— O pessoal ainda não se adequou às modificações. Os motoristas que estão vindo pela avenida têm que parar se alguém estiver na rótula porque a preferencial é deles. Já vi dar algumas batidas. Eu trabalho somente na parte da tarde e no meu trajeto até aqui sempre tem algum ponto interditado — comenta.
Com novas sinalizações e trechos em obras, é preciso tomar cuidado e ficar de olho no trânsito para não se envolver em nenhuma colisão. As medidas tomadas no projeto visam principalmente o fluxo e a segurança tanto dos pedestres quanto dos condutores.
Segundo o secretário de Obras de Passo Fundo, Ramon Oliveira, anteriormente não havia locais para a conversão à esquerda de forma adequada, além da obstrução das faixas de rolamento.
— No novo projeto, as conversões à esquerda ou terão rotatórias ou terão pistas exclusivas, facilitando todo o fluxo, não havendo mais as paradas de carros em pista de rolamento e não obstruindo a pista — informa.
Oliveira também confirma que não houve diminuição da via, mas sim apenas uma padronização. O fluxo se mantém, assim como as duas pistas de rolamento e vagas de estacionamento onde havia anteriormente. O secretário também afirma que as larguras das faixas de rolamento estão todas em conformidade às normas técnicas vigentes.
A obra que teve como ponto inicial o trevo do Ricci, no entroncamento da RS-324 na saída para Marau, seguirá até a Rua Scarpelini Ghezzi. Após a finalização do trecho, a prefeitura prevê um novo edital para a contratação das obras até a Rua General Canabarro.
A obra — cujo valor de contrato é de R$ 17,4 milhões — está prevista para ser entregue em janeiro de 2025 e atualmente está sendo finalizado um trecho de drenagem entre as ruas Cel. Martins Cavalcante e Dorvalino de Souza, além da estruturação do pavimento e execução do asfalto entre os trecho da Valentim Grazziotin e Artur Bernardes.
Segundo informações da Secretaria de Trânsito do município, cerca de 14.402 veículos passam em dias úteis nos dois sentidos da via na região em que as obras estão sendo realizadas.
O que dizem os comerciantes e moradores
Uma das rótulas em construção se encontra na altura do supermercado Dornelles. Segundo a gerente do estabelecimento, Aline da Silveira Rodrigues, a preocupação anterior era justamente a falta de uma sinalização adequada para quem quisesse fazer o retorno naquele local.
— O pessoal não conseguia fazer o retorno ali. Agora com essas modificações acredito que ficará mais fácil até para os nossos clientes — salienta Aline.
Ademar Marques, morador do bairro São Cristóvão há 14 anos, acredita que as obras vão muito além de simplesmente construir um novo espaço.
Todos os dias ele se desloca pela avenida para outros pontos da cidade. Marques acredita que o projeto busca criar uma via mais sustentável e segura não só para os carros, mas para os pedestres também.
— É natural que obras gerem um transtorno. Passo Fundo já tinha essa necessidade há um bom tempo, principalmente porque a Presidente Vargas é porta de entrada e saída para rodovias importantes. Outra coisa importante, quando falamos das rótulas e novas sinalizações estamos falando também de um processo educativo da população. É importante que entendam que não é somente a sinaleira que resolverá o trânsito — aponta o morador do bairro São Cristóvão.