Quatro detentos do Presídio Regional de Passo Fundo foram transferidos para outras unidades prisionais da região depois da briga generalizada que terminou com 14 feridos na quarta-feira (6). Um dos presos precisou passar por cirurgia e segue internado em estado estável.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou o número de feridos nesta quinta-feira. Até então, a informação era de que havia 15 detentos em atendimento por causa de lesões causadas no confronto. Segundo o órgão, outras transferências devem ocorrer ao longo desta quinta (7).
A suspeita da polícia é que o conflito tenha iniciado devido a uma disputa entre integrantes de um mesmo grupo pela liderança das galerias. Ainda na quarta-feira, o Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) realizou uma revista geral no presídio. A Susepe não divulgou detalhes da ação nem o que foi apreendido na operação.
A briga generalizada no presídio de Passo Fundo começou por volta das 9h, durante o horário de visitas, quando familiares se preparavam para entrar na casa prisional. Por causa da confusão, as visitas foram suspensas e retomadas na manhã desta quinta-feira (7).
Segundo a administração prisional, o tumulto aconteceu no pátio e envolveu 150 presos de grupos rivais das galerias A e C. O Presídio Regional de Passo Fundo conta com três galerias de 47 celas cada, e três alojamentos, e tem capacidade de 307 presos. No momento, 740 cumprem pena no local.