Uma estamparia de Passo Fundo, no norte do Estado, foi alvo de busca e apreensão durante operação interestadual de combate ao neonazismo, na manhã desta terça-feira (11). A ação foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, em 10 cidades de quatro Estados brasileiros.
Em Passo Fundo, foram apreendidas camisetas com símbolos nazistas e supremacistas brancos, que, conforme a polícia, teriam sido produzidos no estabelecimento. Foram recolhidas matrizes usadas nas confecções.
As demais ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Nova Petrópolis (RS), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Joinville (SC), Curitibanos (SC), Praia Grande(SP), Curitiba (PR), Maringá (PR) e Marialva (PR).
Além das camisetas, a operação apreendeu quatro armas de fogo, munição, aparelhos celulares e computadores. Duas pessoas foram presas em flagrante. Em Nova Petrópolis, um suspeito foi preso após reagir, disparando uma arma, à entrada de policiais na casa dele.
A outra prisão ocorreu em Maringá, por posse irregular de arma. No local, foi apreendida uma espingarda calibre 12 GA, além de munição, material nazista e dispositivos eletrônicos.
Investigação
As ações desta terça são um aprofundamento da Operação Gun Project, deflagrada em outubro do ano passado, que apurou a fabricação de arma de fogo em impressora 3D por uma célula neonazista catarinense. De acordo com a Polícia Civil, o grupo se reunia presencialmente para produzir as propagandas de divulgação do nazismo e cultuar a doutrina hitlerista. Os criminosos se intitulavam "a nova SS de Santa Catarina".