Passo Fundo realiza nesta sexta-feira (31), um mutirão de vacinação contra a influenza, vírus causador da gripe, focado em funcionários de empresas com até 30 colaboradores. Cerca de 200 pessoas devem ser imunizadas. A campanha é uma parceria do município com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e ocorre na sede da entidade.
O foco da imunização para este público foi ampliado na última semana, com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação já que a procura pelo imunizante é considerada baixa. Desde o dia 6 de maio, as doses foram disponibilizadas para todos os públicos. Até o momento 44 mil doses foram aplicadas, o que representa 42,7% do total. A meta é imunizar pelo menos 92 mil pessoas no município, conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta.
— Apesar da vacina contra a gripe estar disponível em Passo Fundo para todos os públicos, a procura é pequena e isso nos preocupa. Por isso, a ideia de irmos até as pessoas, em especial pessoas do setor de serviços que tem horários mais ajustados. Em função das enchentes, acreditamos que possa haver uma sobrecarga na rede. Isso não quer dizer que quem se vacinar não vai ter a doença. Contudo, não vai ter um quadro grave e dificilmente será necessária a internação — disse.
A gerente financeira Daiane Moretti foi uma das primeiras pessoas receber o imunizante. Ela explica que a empresa montou uma escala especial para que todos os colaboradores pudessem participar do mutirão.
— Agora com a chegada do inverno é importante todos estarmos imunizados. Não consegui vir antes, em razão da correria do dia a dia, mas a empresa ajustou os horários e deu certo.
O protético, João Vitor Cantu, também aproveitou o mutirão pra colocar o cartão de vacinação em dia.
— Esse último mês foi bem corrido e ainda não tinha conseguido um tempo. Já estava nos planos ir até um dos pontos de vacinação, mas ainda não tinha sido possível. Felizmente hoje deu tudo certo, e consegui vir, porque é algo coletivo, além de nos proteger, protegemos quem está do nosso lado — disse.
O mutirão vai até às 11h30min na sede da CDL Passo Fundo, que fica na Rua General Netto, 443. Além da vacinação, também estão sendo repassadas orientações sobre os cuidados com a dengue.
Vacinação para todo o público
A vacina contra a influenza está disponível gratuitamente para toda a população acima de seis meses de idade e é gratuita. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e carteira de vacinação.
Locais de imunização em Passo Fundo
- Central de Vacinas
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- Cais São Cristóvão
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria
- UBS Santo Antônio da Pedreira
Horários de atendimento
UBS e ESF
Segunda a sexta-feira — das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Central de vacinas
Segunda a sexta-feira — das 8h às 18h
Cais
Segunda a sexta-feira — das 8h às 18h30
Sábado — das 8h às 11h
Cais Fragomeni
Segunda a sexta-feira — das 8h às 21h30
Sábado e domingo — das 8h às 20h