Mesmo disponível para todos os públicos desde 6 de maio, a procura pela vacina da influenza, o vírus da gripe, segue em baixa nas unidades de saúde de Passo Fundo. A ampliação da oferta do imunizante para além dos grupos de risco levou em conta o aumento dos casos de gripe e a chegada das baixas temperaturas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, o resultado parcial dos registros de vacinação, divulgado na terça-feira (14), mostra que 39% do público prioritário buscou a imunização na cidade. O número fica abaixo da meta do Ministério da Saúde, de 90%.
— As puérperas foram as que mais procuraram a vacina, mas os demais grupos estão bem abaixo. Em cinco anos, esse é o que tem a menor procura pelo imunizante, o que nos preocupa, uma vez que já há aumento nos atendimentos com sintomas de doenças respiratórias — disse a secretária.
No momento, há estoque com 10 mil vacinas distribuídas entre as 24 salas de vacinação do município. Na rede particular, o imunizante também está disponível. A diferença é que a vacina é trivalente no SUS e tetravalente na rede privada. Mesmo assim, ambas oferecem proteção e são indicadas pelo Ministério da Saúde.
Outra preocupação é com o aumento da demanda nos hospitais. Conforme Pilati, unidades da região estão com dificuldade em receber pacientes em razão das enchentes, o que faz com que Passo Fundo acabe absorvendo essa demanda.
— As pessoas precisam procurar a vacinação para evitar a sobrecarga da rede de saúde. Com o imunizante, ficamos protegidos contra formas graves da gripe, que podem acarretar em complicações e até internações — acrescenta.
Onde se vacinar contra a gripe em Passo Fundo
- Central de Vacinas
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- Cais São Cristóvão
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria
- UBS Santo Antônio da Pedreira
Horários
UBS e ESF
- Segunda a sexta-feira — das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Central de Vacinas
- Segunda a sexta-feira — das 8h às 18h
Cais
- Segunda a sexta-feira — das 8h às 18h30
- Sábado — das 8h às 11h
Cais Fragomeni
- Segunda a sexta-feira — das 8h às 21h30
- Sábado e domingo — das 8h às 20h