Após orientação do Gabinete de Crise da Secretaria Estadual de Saúde (SES), hospitais do norte e noroeste gaúcho optaram por suspender ou restringir cirurgias eletivas em suas unidades. A recomendação veio na última sexta-feira (3) em razão das enchentes que têm causado mortes e estragos em todo o RS.
Em todas as unidades, a suspensão é temporária, mas ainda sem data para retorno dos atendimentos. Confira a situação de cada cidade até o momento.
Passo Fundo
Hospital São Vicente de Paulo
Cirurgias eletivas podem seguir suspensas até 16 de maio. Conforme o HSVP, essa é uma medida de segurança. No momento, a instituição possui oxigênio disponível em suas duas unidades, com tanques entre 30% a 45% da cota de abastecimento normal. A quantidade é suficiente para operação de até sete dias e o reabastecimento é providenciado pela empresa responsável.
Hospital de Clínicas
No HC, somente as cirurgias eletivas pelo IPE Saúde serão reagendadas. A decisão vem após orientação do próprio serviço, que solicitou às unidades credenciadas a manutenção somente do atendimento a casos de urgência e emergência ou para tratamentos contínuos essenciais, como hemodiálise, radioterapia e tratamentos oncológicos.
Santa Rosa
Hospital Vida e Saúde
Na unidade, as cirurgias eletivas agendadas para esta semana foram canceladas. A medida é válida desde terça-feira (7) para os procedimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares agendados para esta semana. Os pacientes com agendamento serão contatados pela instituição.
Cirurgias eletivas oncológicas estão mantidas. O objetivo do hospital é garantir o atendimento dos casos de urgência e emergência. A medida será reavaliada semanalmente, podendo ser prorrogada.
Erechim
Hospital Santa Terezinha
Conforme comunicado do hospital divulgado na terça-feira (7), a unidade está cancelando e reagendando as cirurgias eletivas das áreas de traumatologia, especificamente em quadril e coluna. Também há restrição dos exames laboratoriais ambulatoriais e readequação dos serviços de hemodiálise.
O local também não está recebendo certos insumos, uma vez que os fornecedores da Casa de Saúde não conseguem acessar suas unidades físicas em razão das enchentes. Por esse motivo, também estão suspensas as sessões de quimioterapia com um fármaco específico.
Cruz Alta
Hospital Regional Santa Lúcia
Na unidade, as cirurgias eletivas estão suspensas desde 3 de maio. Devido aos transtornos causados por chuva e bloqueio nas estradas, há dificuldade na chegada de insumos ao hospital.
Soledade
Hospital Frei Clemente
A unidade opera normalmente com as cirurgias eletivas. De acordo com o diretor do hospital, Adairto Angelo Forti, a única especialidade com atendimento suspenso é de traumatologia. A interrupção no atendimento acontece porque o médico responsável sofreu perdas em razão da enchente e está impossibilitado de atender. O serviço deve ser retomado na próxima semana.
Ijuí
Hospital de Clínicas de Ijuí
O Hospital de Clínicas de Ijuí atende com restrições e prioriza casos urgentes e emergências. Consultas, exames e procedimentos eletivos que não são urgentes devem ser remarcados. Conforme o hospital, a medida é uma forma de garantir a segurança de quem precisa atendimento de urgência.