A campanha de vacinação contra a influenza — vírus que causa a gripe — começa na próxima segunda-feira (25) em Passo Fundo. Nesse primeiro momento, a imunização será restrita aos profissionais da saúde de hospitais e Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como para os idosos dessas ILPIs.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade recebeu 9.190 doses da vacina, que serão entregues às próprias instituições. Não há previsão para o recebimento da segunda remessa de imunizantes.
Até agora, Passo Fundo não registra hospitalizações de casos considerados graves de gripe. No RS, porém, as hospitalizações por influenza cresceram 466% nas 11 primeiras semanas epidemiológicas de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Por isso, a secretária municipal de saúde e médica infectologista Cristine Pilati alerta para a importância da imunização contra o vírus.
— Trata-se de doença infecciosa cuja gravidade pode ser prevenida com a vacinação. A imunização é gratuita e logo mais estará disponível conforme as remessas e os grupos prioritários na rede pública — disse.
A campanha de vacinação segue até 31 de maio. O Dia D de vacinação, quando ocorre o mutirão de vacinas na cidade, está previsto para 13 de abril.