O Hospital Santa Terezinha de Erechim realizou, nesta segunda-feira (18), a primeira captação de coração para transplante dos últimos 20 anos. O doador foi um jovem que recebeu o diagnóstico de morte encefálica.
Depois que a família aceitou a doação de órgãos, duas equipes vinculadas à Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim para fazer a captação. Além do coração, também foram retirados os rins e córneas.
A equipe retornou no mesmo dia para Porto Alegre, uma vez que o coração precisa ser transplantado imediatamente. A janela para transplante, nesses casos, é de quatro a seis horas após a coleta do órgão.
— Nossa família optou pela decisão de doar pois esse gesto irá, de certa forma, nos dar conforto, pois sabemos que o coração dele e os órgãos irão manter-se vivos em outras pessoas — disseram os familiares do doador. O nome não é divulgado para que não haja identificação.
Até agosto de 2023, o Central de Transplantes do RS registrou 543 mortes encefálicas. Dessas, 186 resultaram em doadores de órgãos.