A Secretaria Estadual de Saúde faz um apelo aos gaúchos: precisa-se de doadores de sangue O+ e O- em todos os hemocentros do Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo a situação não é diferente, uma vez que o estoque do tipo sanguíneo está abaixo do necessário para atender toda a demanda.
O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) informou que deve iniciar uma campanha de busca ativa por doadores destes grupos específicos em breve. A baixa no estoque tem uma explicação: o sangue tipo O é doador universal, assim a necessidade é superior à entrada de bolsas, pois um grande número de pacientes depende dele.
Do total de bolsas de sangue solicitadas diariamente, mais de 50% são dos tipos O- e O+; na sequência está o tipo A+. Ainda de acordo com o Hemopasso, seriam necessárias 70 doações diárias para manter o estoque no nível ideal, mas nas últimas semanas apenas 50 doadores compareceram.
Por isso, a campanha do governo gaúcho vem como o objetivo de reforçar os estoques dos hemocentros de todo Estado.
Tradição impulsiona doações
Até 18 de setembro, os interessados em ajudar têm mais um bom motivo para fazer o bem: quem realizar a doação de sangue ganha acesso gratuito aos cafés de chaleira. Pela primeira vez, a ação que associa o amor à cultura gaúcha com a solidariedade faz parte dos festejos farroupilhas na cidade, uma iniciativa da 7ª Região Tradicionalista.
Para ganhar a entrada gratuita nos cafés, basta realizar uma doação de sangue dentro do prazo estipulado e apresentar o comprovante nos eventos. Confira a programação dos cafés de chaleira nesta reportagem.
Como doar ao Hemopasso
O Hemopasso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min, na avenida Sete de Setembro, 1055. As doações no local podem ser agendadas através dos telefones (54) 3311-5555 ou (54) 3317-2185, e pelo site.
Entre os pré-requisitos para a doação de sangue estão:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Homens podem doar a cada 60 dias, realizando até quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, fazendo até três doações em 12 meses.