Entre a programação da Semana Farroupilha de Passo Fundo, a 7ª Região Tradicionalista adicionou uma ação que associa o amor à cultura gaúcha com a solidariedade. Entre os dias 1º e 18 de setembro, quem realizar uma doação de sangue ganhará acesso gratuito para os cafés de chaleira.
— É uma forma de nos associarmos a uma ação que ajuda as pessoas. Conversamos com os patrões das 14 entidades que fazem parte da nossa cidade e todos apoiaram a ideia — diz o coordenador da 7ª Região, Alessandro Gradaschi.
Para ganhar a entrada gratuita nos cafés, basta realizar uma doação de sangue dentro do prazo estipulado e apresentar o comprovante nos eventos. A programação tem início no dia oito de setembro, no CTG Eduardo Müller e o valor da entrada é R$ 20. A lista completa dos eventos pode ser conferida clicando nesta reportagem.
Onde doar sangue em Passo Fundo
Na cidade, é possível realizar doações de sangue em dois locais: no Hemocentro Regional de Passo Fundo e no Hospital São Vicente de Paulo. Em ambos, o estoque tem nível considerado bom. Para doar, é recomendado realizar agendamento.
No Hemocentro, as doações ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 14h30min. Os agendamentos podem ser realizados pelo site ou pelo número (54) 3311-5555.
No HSVP, o serviço de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento. É preciso acessar pelo prédio da radioterapia, na rua XV de Novembro, nº 485, no 5º andar. Agendamentos e demais informações podem ser contatadas pelo telefone (54) 3316-4087.
Condições básicas para doação de sangue
- Sentir-se bem, com saúde
- Pesar no mínimo 50kg
- Ter idade entre 16 e 69 anos
- Apresentar documento de identificação oficial com foto
Intervalo entre doações
- Homens podem doar a cada 60 dias, até quatro doações em 12 meses
- Mulheres podem doar a cada 90 dias, até três doações em 12 meses