Foram quase 24 horas de angústia até que Márcia Andreia de Almeida, grávida de gêmeas, pudesse ser transferida para um hospital com suporte de UTI Neonatal. Uma nova decisão judicial autorizou a transferência da paciente para o hospital da Unimed de Chapecó, em Santa Catarina, distante 128km de Seberi.
Márcia estava internada na Fundação Hospitalar Pio XII, em Seberi, desde às 16h de sexta-feira (10). Grávida de 32 semanas e dois dias, a bolsa de uma das bebês se rompeu e ela precisava com urgência de um leito em UTI Neonatal.
Com auxílio da Associação UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul (AUNP-RS), que fica em Frederico Westphalen, a família buscou na Justiça o direito a um leito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi favorável, mas o prazo dado pelo juiz terminou às 6h30min deste sábado (11) e não foi cumprido pelo Estado. Só na tarde de sábado a situação teve um desfecho. Uma nova decisão da justiça determinou que Márcia fosse transferida para Santa Catarina. O documento foi expedido às 13h45min e às 15h10min ela foi transferida. Como o hospital é particular, o juiz também determinou que o Estado arque com todos os custos, inclusive do transporte.
— Só tenho a agradecer a todos que se empenharam para que conseguíssemos essa vaga. Aos funcionários da Fundação Hospitalar Pio XII, que nos atenderam de maneira heroica, mesmo sem ter equipamentos necessários, à associação, que agarrou a causa, ao magistrado que acatou a todos os nossos pedidos, à imprensa e à Polícia Rodoviária Federal pelo apoio na transferência. Só assim minhas filhas vão nascer com saúde e ter uma vida de guerreiras — relata o marido de Márcia e pai das gêmeas, Rafael Mazzonetto.
—Foi uma busca incansável por uma vaga. Passamos toda a madrugada em contato com hospitais e somente a Unimed Chapecó informou que tinha leito. Aí se travou outra batalha em busca de transporte e agilidade para essa transferência — relata o presidente da AUNP-RS, Clayton Braga Corrêa.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.