Aos 46 anos, Rafael Colussi (União) foi reeleito com 2.659 votos para seguir para o seu terceiro mandato como vereador. Essa é a maior votação desde que ele iniciou sua trajetória na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em 2017.
Nas eleições municipais de 2016, o parlamentar conquistou 2.657 votos, dois a menos que na disputa de 2024. Em 2020, 1.885 eleitores digitaram o número do político na urna.
Atuando em diferentes ações relacionadas à causa animal, Colussi pretende seguir com os compromissos assumidos nas gestões anteriores, como a causa animal, e seguir ao lado do prefeito Pedro Almeida (PSD), em quem manteve o apoio mesmo depois que o União Brasil optou pelo alinhamento com o adversário Marcio Patussi (PL).
— Queremos trabalhar com essa proximidade junto ao Executivo, ampliar alguns projetos já desenvolvidos e solicitar apoio a novas ideias nos próximos quatro anos — disse.
Quem é Rafael Colussi
Colussi começou a trajetória política em 2004 como integrante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde atuou como presidente e vice-presidente até 2009. À época, era estudante de Jornalismo, mas não chegou a concluir o curso.
Mais tarde, em 2012, se formou em Gestão Pública pelo Instituto Meridional (Imed), hoje Atitus Educação.
Foi quando teve o primeiro contato com as políticas públicas relacionadas aos animais, ao atuar como como coordenador no Núcleo de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
— Naquela época, a política era mandar os animais para um antigo abrigo do município. Minha missão era transformar essa realidade— lembra.
Colussi também foi o primeiro coordenador do programa "É o Bicho", que realiza a castração gratuita de cães e gatos para reduzir a procriação descontrolada e evitar possíveis abandonos e maus-tratos. Através da lei nº 5437/2019, Colussi tornou o programa uma ação permanente no município.
Em maio de 2022, assumiu temporariamente a Secretaria de Meio Ambiente, cargo o qual atuou de forma permanente de março de 2023 a abril de 2024.
Em paralelo ao serviço na comunidade, também atua como corretor de imóveis e espera permanecer no ramo durante o terceiro mandato como vereador.
Causa animal
Nos últimos quatro anos como vereador, o parlamentar de centro-direita promoveu 49 indicações, oito projetos de lei e 86 pedidos de providência.
Entre suas principais ações, ele destaca a indicação nº 257/2021, durante a pandemia, que prevê a criação de um banco de ração no município. Segundo o vereador, a intenção era ajudar famílias que não conseguiam alimentar seus animais durante o surto de covid-19.
— Essa ação segue até hoje. Ela funciona emergencialmente para protetores cadastrados. Já distribuímos mais de 18 toneladas de ração — afirma.
Ele também cita outras indicações realizadas como a nº 365/2021, sobre a criação de um Ambulatório Municipal de Animais, e a nº 270/2021, referente à construção de pet parque em algumas praças do município.
Em seu terceiro mandato como vereador, pretende seguir na luta pela aquisição de um ambulatório veterinário móvel. A reivindicação busca realizar melhorias no atendimento animal, poupando tempo e deslocamento das famílias que têm animais de estimação.