Reeleita com 2.768 votos em Passo Fundo, a vereadora Regina Costa dos Santos, conhecida como Professora Regina (PDT), chegará ao segundo mandato a partir de 2025. A parlamentar aumentou em 45% o número de eleitores, em comparação com as eleições de 2020, quando contabilizou 1.904 votos.
— Essa votação expressiva representa o nosso trabalho, a dedicação desses quatro anos. Eu te digo que eu trabalhei manhã, tarde, noite, sábado e domingo em prol da população e tenho junto comigo um coletivo sensacional de mulheres e homens, que acreditam na transformação social através da educação — pontua Regina.
Conforme a parlamentar, o novo mandato seguirá com projetos de defesa da educação pública, foco também da atual legislatura. Outras pautas trazidas pela vereadora são da melhoria nas condições de vida de pessoas com deficiência e garantia dos direitos das mulheres.
Desde que assumiu uma das 21 cadeiras da Câmara, em 1º de janeiro de 2021, até 21 de outubro de 2024, a parlamentar ingressou com 26 projetos de lei, um projeto de resolução, 190 indicações e 426 pedidos de providências. A vereadora destaca a necessidade de avançar na melhoria da educação municipal.
— Eu sou professora, a principal pauta do meu mandato é a educação. Porque a educação tem muito a melhorar, tem muito a avançar. Escola de tempo integral precisa ser uma realidade para além das propagandas, vou seguir brigando por isso — afirma.
Projetos de destaque
Dentre os projetos submetidos pela vereadora, está o PL que institui o programa municipal de enfrentamento ao feminicídio, texto que aguarda votação na Câmara. O texto propõe a redução do crime no município com o fortalecimento das redes de proteção à mulher.
Outro projeto de autoria da parlamentar é o que busca instituir prazo de validade indeterminado aos atestados que comprovam deficiências permanentes. O objetivo é facilitar que pessoas com o problema não precisem renovar o documento a cada 60 ou 90 dias. O PL também aguarda votação.
— A gente quer que as leis saiam do papel, queremos lutar para que sejam votadas e aprovadas. E aquelas que já foram sancionadas, precisamos tornar a implementação possível, na prática. Esse é um dos grandes desafios do segundo mandato — acrescenta.
No próximo ano, a parlamentar passará a ser a única representante do PDT na Câmara, uma vez que o partido perdeu uma cadeira. Ela aponta que a nova composição será um desafio, com aumento de responsabilidade.
Quem é Professora Regina
Regina Costa dos Santos filiou-se ao PDT pela primeira vez em 2020, sua primeira filiação partidária. Na juventude, fazia parte dos movimentos juvenis e comunitários, onde atuou na Juventude Operária Católica (JOC).
Desde então contribui com a organização da Juventude Trabalhadora, no bairro Hípica. É formada em Pedagogia e Especialista em Educação. A vereadora também trabalhou nas redes pública e privada de educação e foi dirigente do Sindicato Municipal dos Professores de Passo Fundo (CMP-Sindicato) por 10 anos.
Regina ainda atuou como membro do Conselho Municipal de Educação de Passo Fundo, no Conselho do FUNDEB e no Fórum Municipal de Educação.