O primeiro projeto de lei (PL) protocolado pelo deputado federal de Passo Fundo Luciano Azevedo (PSD-RS), equipara as universidades comunitárias com as públicas para fins de captação de recursos nos editais governamentais. O objetivo, de acordo com o projeto proposto, é que a busca por recursos pelas universidades comunitárias aconteça efetivamente, permitindo que elas acessem com mais facilidade os incentivos do governo.
— É um projeto que visa fortalecer as universidades comunitárias, que oferecem Ensino Superior e educação continuada complementar às universidades e faculdades tradicionais, tendo responsabilidade em ações sociais e coletivas de onde se inserem. Os editais são a forma correta de buscar os recursos públicos para as universidades e é justo que as comunitárias tenham esse tratamento — afirma o deputado.
Luciano Azevedo ressalta que um dos principais diferenciais das universidades comunitárias está nas atividades sociais desenvolvidas, que não se limitam apenas às ações voluntárias, mas deveres das instituições que se inserem nessa classificação do Ministério da Educação (MEC).
— A Universidade de Passo Fundo é um exemplo de universidade comunitária, que teve papel decisivo no desenvolvimento da região nos últimos 50 anos. Por isso, a ideia é que universidades como a UPF possam acessar com mais facilidade os recursos públicos federais.
A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, salientou que as instituições comunitárias de Ensino Superior cumprem um papel estruturante no desenvolvimento regional de todos os segmentos da sociedade e, por essa razão, precisam ser distinguidas e adequadamente atendidas dentro do orçamento da União.
— Ficamos muito agradecidos pela educação comunitária contar com o olhar sensível do nosso deputado Luciano Azevedo já no seu primeiro projeto.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.