Prevista para ocorrer entre os dias 17 e 26 de maio, no parque de exposições em Santa Rosa, no noroeste do RS, a Fenasoja 2024 foi transferida para o segundo semestre, em razão das enchentes que assolam o Estado.
A decisão pelo adiamento da maior feira multissetorial do país, foi divulgada na terça-feira (7) pela organização do evento, em solidariedade a todas as famílias atingidas pelas cheias. Ainda não doi definida nova data para o evento.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o presidente da Fenasoja, Dário Júnior da Motta Germano, pontuou que não há como manter o programação do evento diante do cenário no Estado:
— Somos parte de um povo só, que é o povo gaúcho. Somos parte de um só Estado, que é o Estado do Rio Grande do Sul. Estamos sofrendo junto com as famílias atingidas pela maior tragédia do nosso Estado. Vamos continuar com o nosso espírito voluntário, fazendo as ações sociais que a Fenasoja sempre fez ao longo dos 58 anos. Vamos continuar ajudando as famílias que foram atingidas e, com a força do nosso trabalho, reconstruir o Rio Grande do Sul.
Para o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, o momento é de reconstrução:
— Parabéns a todo o voluntariado de Santa Rosa, que tem a Fenasoja pronta, mas uma Fenasoja que hoje precisa pensar no Rio Grande do Sul e naquilo que nós estamos vivenciando.