A 20 dias do término do prazo para declaração do Imposto de Renda, a prefeitura de Passo Fundo reforça a importância de auxiliar entidades e ONGs locais por meio da destinação de parte do tributo devido. No Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) são 23 organizações cadastradas, que realizam ações de assistência a cerca de 1,5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
As doações podem ser realizadas pela guia de doação para pagamento, no momento da emissão, ou por meio de depósito identificado (veja abaixo o passo a passo). A destinação do IR não dá prejuízo ao contribuinte, uma vez que o recurso é calculado com base no valor de imposto devido e não do imposto a pagar. Na prática, ela aumenta o valor de quem tem para restituir e diminui de quem precisa pagar.
Por meio da campanha Transforme seu Leão em Leãozinho, o Comdica de Passo Fundo contempla anualmente as entidades cadastradas. No último ano, 17 organizações foram beneficiadas.
— São beneficiados meninos e meninas que poderiam estar na rua, mas estão sendo atendidos — salienta o presidente do Comdica, Carlos Alberto de Oliveira.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passo Fundo é outra entidade que engrossa o coro por recursos dos contribuintes:
— Esses fundos beneficiam dezenas de entidades e são milhares de pessoas ajudadas. Passo Fundo tem o potencial de destinar mais de R$ 17 milhões, só entre declarações de pessoas físicas. É uma oportunidade de contribuir com projetos sociais sem ter nenhum ônus financeiro —comenta o presidente da Apae de Passo Fundo, Marlon Moraes
Como ajudar
Para doar por meio da guia, basta emitir o documento neste link e informar a data para pagamento, o valor que deseja destinar e efetivar o pagamento. Outra opção é realizar o depósito por meio das contas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica):
- Banrisul – Agência: 0310 C/C: 04.130.0270-4
- Banco do Brasil – Agência: 00922 C/C: 32.781-6
- Caixa Econômica Federal – Agência: 28355 C/C 00600000988-6
Entidades contempladas no último ano
Escola de Educação Infantil Lar Ivone Terezinha Dall Igna
Atende crianças entre quatro e seis anos de idade, realizando atividades socioeducativas e de conhecimentos lúdicos. No último ano, por meio da destinação do Imposto de Renda, foram atendidas cerca de 60 crianças.
Associação das Entidades do Projeto TransformAção
Recebe crianças e adolescentes de seis a 15 anos, contribuindo para a formação social, cidadã e artístico-cultural, envolvendo também as famílias. No último ano, foram atendidas 45 pessoas.
Sociedade Recreativa Cultural e Beneficente São João Bosco (Socrebe)
Localizado na Vila Santa Marta, atende crianças e adolescentes de seis a 13 anos, desenvolvendo suas autonomias a partir de seus próprios interesses, demandas e potencialidades. No ano passado, 64 usuários foram impactados pelas doações
Associação Passo-fundense de Cegos (Apace)
Localizado no Bairro Boqueirão, o projeto é voltado para crianças e adolescentes de três a 12 anos com deficiência visual. São trabalhadas atividades de estimulação de suas potencialidades, ampliando a rede de conhecimentos e contribuindo para inserção no sistema educacional. No último ano, foram atendidas 10 crianças e 13 adolescentes.
Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII
Atendendo 90 crianças e adolescentes de seis a 15 anos, o projeto prevê a inclusão digital como caminho para inserção social, dando acesso às tecnologias e fortalecendo vínculos familiares.
Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância (Sami)
Atendeu mais de 40 crianças com oficinas voltadas a alimentação e culinária, realizando também encontros entre familiares, fortalecendo os vínculos entre os atendidos.
Instituto Redentorista Menino Deus
Atende adolescentes entre 12 e 15 anos e suas famílias, promovendo assistencia social e educação. No último ano, foram atendidos 25 famílias.
Associação Educativa Agostini (AEA)
Recebe crianças a partir de seis anos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social. São oferecidas oficinas ao turno inverso ao escolar. Em 2022, foram atendidos 40 pessoas.
Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Presta assistência, saúde e educação a crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo. São realizadas intervenções sensoriais, com foco em melhor desenvolvimento psicomotor. Atendeu em torno de 45 pessoas no último ano.
Fundação Beneficente Lucas Araújo
Localizado no Bairro Lucas Araújo, recebeu 89 crianças e adolescentes entre quatro e 15 anos, com ações de formação, diálogo e fortalecimento dos laços familiares.
Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas)
Recebe crianças e adolescentes surdos que estejam em famílias em situação de vulnerabilidade social. São realizadas oficias de convivência e empoderamento. No último ano, atendeu 20 pessoas.
Academia Olympika
Ação de esporte, atendeu cerca de cem crianças e adolescentes com idades entre seis e 16 anos. São oferecidas aulas de artes marciais no Bairro Vera Cruz.
Fundação Dr. Santo Claudino Verzeleti
Oferece treinos de esporte semanais a crianças e adolescentes. Também são realizadas ações em datas comemorativas, oportunizando presentes e alimentação aos atendidos.
ONG Amor
Focada a jovens de 14 a 24 anos, viabiliza oportunidades por meio de atendimento com profissionais da saúde e da cultura.
Esporte Clube Vila Nova
Atendeu 50 crianças e adolescentes que residem no Bairro Integração, fortalecendo práticas de futebol, estimulando a socialização entre eles.
Lar Emiliano Lopes
Recebe crianças de cinco a 10 anos, com ações que focam amenizar as perdas educacionais causadas no período de pandemia.
Central Única das Favelas (Cufa)
Promove inclusão social de crianças e adolescentes através da cultura. As oficinas atenderam mais de 180 crianças no último ano.