A Semana Santa é considerada a melhor época de vendas de peixes, mas este ano a comercialização deve ser menor se comparada com o ano passado. Segundo levantamento divulgado pela Emater, 2,5 mil toneladas de pescado devem ser comercializadas. Quase mil toneladas a menos do que em 2022.
Segundo o extensionista da Emater de Passo Fundo, Vilmar Leitzke, dois principais motivos explicam a redução na oferta do produto na região, a estiagem e o aumento do custo de produção.
Mesmo com as dificuldades quem trabalha com o produto espera garantir boas vendas, como é o caso do empresário Maurício Lima, dono de uma tradicional peixaria de Passo Fundo. A expectativa é dobrar as vendas nos próximos dias. Para dar conta da demanda foi preciso reforçar os estoques, principalmente de filé de tilápia e de salmão, que segundo o empresário são os produtos mais vendidos nesta época.
— A probabilidade de venda aumenta nesta época. Temos de estar preparado, por isso começamos nos organizar um bom tempo antes. A Semana Santa é como se fosse a nossa safra, é a melhor época do ano — reforça o empresário.
Já o piscicultor do município de Vila Maria, João Spenassato, pretende vender boa parte da produção anual nesta semana. A produção chega a 150 mil quilos por ano e cerca de 30 mil quilos devem ser vendidos até a Sexta-feira Santa.
— A expectativa nossa é sempre crescer, ampliar nossas vendas, para isso aumentamos a produção, para nesta Semana Santa atingir as 30 toneladas de comercialização de peixe, seja ele vivo ou até mesmo processado, afinal temos a parte do abate inspecionado também — destaca o produtor que também entrega parte da produção para merenda escolar, além da venda direto ao consumidor e em feiras da região.
Apesar da Semana Santa ser considerada a época de maior comercialização, é possível fazer da atividade uma boa fonte de renda durante todo o ano.
— A carne de peixe está entrando no prato do dia a dia do consumidor com mais frequência como uma opção de qualidade, e de um alimento saudável também. A gente acaba tendo opções de comercialização durante todo ano, mas a safra é quando há alta da comercialização da carne que ocorre durante a Semana Santa — explica a extensionista da Emater Edivane Ferro.
Para quem for às compras, a boa notícia é que neste ano o preço dos peixes está cerca de 8% mais barato em relação a 2022, segundo a Emater. Neste ano, o valor médio do quilo é de R$ 19,49, sendo que no ano passado o valor médio era de R$ 21,16.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo