Considerada uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a Páscoa lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, da morte à ressurreição. Até domingo (9), são inúmeras celebrações e tradições que são vividas pelos católicos. Conforme o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, a Igreja Católica celebra nesta semana o ápice de sua fé:
— Celebrar a Páscoa é exatamente fazer memória, recordar, viver no presente esse acontecimento. Mesmo que tenha uma distância de tempo, está vinculado com o presente, pois é um fato que mexe com a vida das pessoas hoje, por isso se tornará um acontecimento vivo, que repercute no modo de viver, pensar e sentir das pessoas — pontua.
Em Passo Fundo, a programação da Semana Santa começou no domingo (2), com a missa de Ramos, que reuniu cerca de 700 fiéis na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A festividade recordou a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.
Tríduo Pascal
As celebrações do Tríduo Pascal começam na próxima quinta-feira (6), às 9h na Catedral de Passo Fundo, com a missa do Crisma, presidida pelo arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber. Será realizada a consagração do óleo do crisma, a benção do óleo do batismo e da unção dos enfermos. Às 19h tem início a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, que recorda a última ceia de Cristo.
Na Sexta-feira Santa (7), data que faz alusão a morte de Jesus na cruz, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Conforme o arcebispo da Diocese de Passo Fundo, a privação de jejum e abstinência desse alimento é uma forma de respeito pela carne do Cristo.
— São exercícios penitenciais que significam que a pessoa pode abster-se de algo bom e legítimo por uma causa maior. Revela que a pessoa tem controle de si mesma, dos seus desejos e instintos naturais. Tudo isso tem por objetivo crescer na espiritualidade e na preparação da celebração pascal — completa o arcebispo.
Neste dia, não se celebra missa, mas a Paixão e morte de Cristo a partir das 15h, com momentos de oração, leituras bíblicas e Via Sacra. Após a celebração, os fiéis participam da procissão do Cristo Morto, que acontece ao redor da Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Catedral.
O Sábado de Aleluia (8), será marcado pela Vigília Pascal, a solenidade da ressurreição de Cristo. A missa é dividida em quatro momentos: a bênção do fogo novo, leitura de textos bíblicos, renovação do batismo e liturgia eucarística.
Domingo de Páscoa
No domingo de Páscoa (9), a Diocese prepara a tradicional missa de Páscoa, em quatro horários: 9h, 10h30, 18h e às 20h.
Segundo o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, a programação das solenidades nas paróquias que fazem parte da arquidiocese seguem seus próprios horários que podem divergir dos horários da Catedral.
Confira abaixo a programação completa da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo:
Quinta-feira (6)
9h Missa do Crisma
19h Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira (7)
15h Celebração da Paixão de Cristo
16h Procissão do Cristo Morto
Sábado (8)
19h Missa da Vigília Pascal
Domingo (9)
Missa de Páscoa
9h, 10h30min, 18h e 20h
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/3Kfk92z