Correção: Carazinho decretou situação de emergência, e não de calamidade como publicado entre as 17h19min do dia 2 de outubro e as 9h40min de 3 de outubro. O texto já foi corrigido.
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça (1º) e madrugada de quarta-feira (2) causou danos em pelo menos 740 casas em Carazinho, no norte gaúcho. Até o final do dia, o número deve chegar a mil residências, como afirma o Corpo de Bombeiros.
Durante a manhã, o município decretou situação de emergência. Vários bairros foram afetados, mas os maiores estragos estão no São Lucas e Santa Terezinha.
Segundo o Corpo de Bombeiros, três equipes com apoio de Passo Fundo trabalham para proteger casas de idosos e deficientes com lona. A Defesa Civil e Brigada Militar também auxiliam na solução dos estragos.
Os atingidos podem retirar as lonas na sede do Corpo de Bombeiros Militar (Rua Itararé, número 1424). Basta apresentar um documento oficial e o endereço da casa danificada.
Outros municípios do norte e noroeste do Estado também foram afetados. Confira as últimas atualizações:
Santa Rosa
O temporal de granizo que atingiu Santa Rosa, no noroeste gaúcho, causou danos em mais de 150 casas, segundo o chefe da Defesa Civil do município, Rafael Perius.
Também foram registrados danos em escolas da cidade, como na Emei Sonho Infantil, Emef Marquês do Herval, Emei Expedicionário Weber e Emei Olhar de Criança.
Segundo a prefeitura de Santa Rosa, o atendimento segue normal em todas as escolas da rede municipal de ensino.
A orientação para os atingidos pelas chuvas é de solicitar lonas no Corpo de Bombeiros (Rua Cristovão Colombo, 45, Centro) ou através do número 193. Além disso, pode ser aberto um protocolo na prefeitura para solicitação de telhas que passará por vistoria da Secretaria de Habitação e Defesa Civil.
Panambi
No município de Panambi, cerca de 18 residências precisaram de lonas para cobrir o estrago da tempestade. Outras 30 casas também foram atingidas no interior do município. Eles cobriram o estrago por meios próprios.
Uma escola municipal, dois centros sociais e uma igreja no interior da cidade também tiveram seus telhados danificados.
A orientação da Defesa Civil é que as famílias cubram primeiro apenas os móveis, pois subir no telhado molhado sem segurança pode ocasionar outros acidentes.
Santa Bárbara do Sul
O vendaval seguido de chuva de granizo em Santa Bárbara, no noroeste do Estado, contabilizou danos em cerca de 60 casas, cinco prédios comerciais e cinco prédios públicos. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 3,2 mil metros quadrados de lona já foram distribuídos para a população.
A distribuição de lonas está sendo realizada pela Secretaria de Obras. A Secretaria de Assistência Social segue realizando cadastros para quem precisar de doações de telha.
Saldanha Marinho
O trabalho com a população também segue em Saldanha Marinho. Cerca de 63 atendimentos foram realizados pela Defesa Civil do município até o momento.
Os atendimentos seguem amanhã com foco no interior da cidade, onde estradas, galpões e lavouras de trigo foram danificadas.
Segundo a Defesa Civil, a Emater/RS-Ascar deve acompanhar a inspeção nas lavouras para estimar o prejuízo. O contato para solicitação de lona pode ser feito através do telefone (55) 9 9179-8378.