O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça (1º) e madrugada de quarta-feira (2) causou destruição na Região Noroeste. Também há danos em municípios do norte (veja nesta reportagem).
Em Santa Bárbara do Sul, a chuva de granizo e vento forte causaram destelhamentos e a queda de postes e árvores, o que deixou parte da cidade sem luz.
De acordo com levantamento preliminar da Defesa Civil local, pelo menos 60 casas tiveram danos. Outros cinco prédios comerciais e cinco prédios públicos foram atingidos. Os números ainda estão sendo atualizados. (assista ao vídeo acima)
Em Panambi, o temporal também atingiu casas na cidade e no interior, principalmente nas linhas Caxambu, Maranei e Esquina Handte.
O granizo danificou lavouras e moradores que tiveram as casas atingidas receberam lonas da Defesa Civil.
Por orientação da Defesa Civil, muitos moradores já tinham lonas em casa como prevenção. Seis famílias procuraram a coordenadoria municipal do órgão para receber o material, mas o relato foi de mais moradores atingidos.
Em Santa Rosa, a Defesa Civil estima que mais de 150 residências tenham sido atingidas. O temporal na cidade foi por volta das 5h30min e durou cerca de cinco minutos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, vários bairros foram afetados, como o Centro, Cruzeiro, Auxiliadora e Planalto. Os Bombeiros fazem a distribuição de lonas para os moradores que tiveram casas atingidas.
Em Saldanha Marinho, também no noroeste, o coordenador municipal da Defesa Civil informou que o vento e a chuva forte que atingiram a cidade causaram muitas perdas. O número de residências atingidas e os danos causados ainda não foram contabilizados. Lonas foram distribuídas para os moradores durante a madrugada.
RGE trabalha para restabelecer energia
Em nota, a concessionária de energia elétrica da região, RGE, informou que a falta de luz ocorre em situações pontuais no RS e que trabalha para restabelecer o fornecimento o quanto antes. Confira a nota na íntegra:
"A RGE informa que as chuvas que atingem parte da área de concessão da empresa afetaram o fornecimento de energia. No momento, as situações são pontuais, não havendo volume de clientes desligados. Os danos são causados principalmente pelo forte vento, que arremessa galhos e objetos sobre fios e outros equipamentos.
As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas no atendimento das ocorrências para efetuar consertos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento".