O céu de Passo Fundo e região voltou a ficar encoberto pela fumaça nesta terça-feira (1°). O retorno deve ser breve, conforme análise da Climatempo, mas já é possível sentir o impacto na qualidade do ar. O índice é considerado insalubre para públicos sensíveis, segundo a agência IQ Air.
Um gráfico do programa Copernicus, que monitora a a atmosfera, mostra o avanço da nuvem de fumaça pelo RS (veja abaixo).
Ao longo do dia e até a quarta-feira (2), a nebulosidade deve permanecer densa. Segundo o meteorologista Guilherme Borges, a tendência é de limpeza do céu na quinta-feira (3).
— Devemos ter um alívio nos próximos dias. A frente fria que se desloca para o Estado deve limpar a atmosfera, mantendo limpo até pelo menos o dia 7, quando retorna, mas mais fraca — aponta.
Encontro de frente fria com onda de calor causa instabilidade
A chuva, prevista a partir desta terça, também deve ser afetada pelos poluentes. De acordo com Borges, embora não seja possível falar em chuva ácida, a precipitação absorve os contaminantes suspensos no ar.
O território gaúcho, especialmente a Região Norte, também está em situação de "perigo", com alertas vigentes da Defesa Civil. Isso porque há perspectiva de temporal com chuva volumosa, possibilidade de granizo e fortes rajadas de vento.
— A frente fria vai se encontrar com uma onda de calor que vem da região central do Brasil. Esse contraste das massas quentes e frias gera instabilidade. Também haverá queda na temperatura, mas com tendência de retorno mais rápido para o calor — acrescenta o especialista.