O projeto da rede elétrica do Colégio Estadual Jesus Menino, em Barracão, no norte gaúcho, deve ficar pronto até o fim de setembro, informou a Secretaria Estadual de Obras Públicas. No entanto, não há prazo para a conclusão das reformas.
A instituição está interditada desde 27 de agosto, após vistoria do Corpo de Bombeiros por problemas na fiação. Com a interdição, os 201 estudantes da escola foram realocados e revezam os turnos entre aulas presenciais e remotas.
— Nós não temos uma data certa, mas a gente tem esperança de que em 2025 a gente já inicie o ano com aulas presenciais em todas as salas do colégio — pontua a diretora da escola, Gisele Picoli da Silva.
A mudança de local pegou os alunos de surpresa, dentre eles uma das estudantes do Ensino Médio. Ela conta que a quebra na rotina durante as provas atrapalhou o rendimento.
— A gente teve que ficar uma semana de aula online, aí fizemos um pouco das atividades e tivemos bastante prova, isso atrapalhou porque saímos da rotina — relata a adolescente de 15 anos.
As alterações repentinas também preocupam os pais, que percebem inconsistência entre as aulas presenciais e à distância.
— Em casa não é a mesma coisa do que na escola, né? E eles acabaram ficando uma semana sem aulas, isso tudo acaba acumulando. E a gente sabe que luz e energia não é brincadeira, é algo perigoso — disse a dona de casa Graciele Padilha.
Uma vez finalizado, o projeto elétrico segue para orçamento e licitação.