O norte gaúcho está em alerta para uma onda de calor que deve durar pelo menos até quinta-feira (12), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas amarelo e laranja indicam grau de perigo por causa do calor, com temperaturas até 5°C acima da média.
Conforme análise do meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, a massa de ar quente que atua na região central brasileira potencializa o calorão que passa pelo RS durante esta semana.
— Nos próximos dias, teremos um escoamento de norte, aquele vento que é característico da região Sul. Isso favorece o aumento nas temperaturas na Região Norte, embora não pegue tanto as outras regiões, que estão sob chuva mais intensa — explica.
Ainda que não influencie no tempo do dia a dia, a fumaça das queimadas reflete no clima a longo prazo e na qualidade do ar, já impactada pela baixa umidade.
Segundo Borges, o RS está com alerta para umidade abaixo de 30%, mas uma frente fria que chega no próximo domingo (15) deve limpar parte do céu.
— Essa característica deve continuar pelo menos até domingo, porque é quando teremos uma frente fria com mais potencia se deslocando. Como é uma frente de maior magnitude, deve dar um choque maior para limpar — completa.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira (11)
Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Quinta-feira (12)
Sol com muitas nuvens passando a nublado, com possibilidade de garoa, à noite. À noite o tempo fica chuvoso. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
Sexta-feira (13)
Céu nublado com possibilidade de garoa o dia todo. Chove à noite. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
Sábado (14)
Céu nublado com possibilidade de garoa o dia todo. À noite as nuvens diminuem devagar. Mínima de 11°C e máxima de 18°C.
Domingo (15)
Sol com muita nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 18°C.