Uma massa polar que se aproxima do Rio Grande do Sul deve derrubar as temperaturas no próximos dias, em especial no norte gaúcho. Essa é a segunda onda de frio intenso que atinge a região desde o início do inverno.
Trata-se de uma massa polar continental que se desloca lentamente sobre a parte superior do Estado, o que deve intensificar a queda nas temperaturas.
— A temperatura já começa a cair nesta quinta-feira e só volta a elevar na próxima terça. Mas tudo indica que essa deve ser a última grande frente fria a atingir o RS pelos próximos meses — disse o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges.
Passo Fundo e região devem enfrentar geada na sexta-feira (9) e no sábado (10). As temperaturas podem chegar a mínima de 4°C no fim de semana, com máxima de 9°C. Antes disso, a chuva deve aparecer ainda nesta quinta-feira (8).
Já para o restante de agosto, a previsão é de temperaturas acima da média.
Fenômeno La Niña
Previsto para começar neste inverno, o La Niña deve chegar com atraso ao Brasil. Conforme Borges, a nova estimativa é para início em setembro, já durante a primavera.
— A gente precisa ter em mente que a resposta da atmosfera não é imediata, então ainda vai levar um tempo para vermos os efeitos. Por enquanto, é um fenômeno de fraca intensidade.
O La Niña tem por característica causar atraso na chuva da primavera e tempo mais seco no sul do país. Até o momento, porém, os modelos meteorológicos não apontam seca ou geada tardia.