Moradores relatam transtornos causados por esgoto a céu aberto no bairro Parque do Sol, em Passo Fundo. O problema fica evidente na Rua Gilberto Gregoris, onde é possível ver o descarte irregular de dejetos no meio da via e perto das residências.
Quem vive no local relata que a situação se arrasta há mais de um ano e fica mais grave após dias de chuva. Estelamar Dias dos Santos vê o esgoto a céu aberto passar em frente a sua casa e, segundo ela, a Vigilância Sanitária já identificou larvas do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, na água parada.
— É uma situação que nos preocupa. Não sabemos como o problema começou, mas faz mais de um ano que estamos pedindo ajuda e até agora nada — afirma.
— Os cachorros bebem dessa água suja e as crianças brincam descalças, o que aumenta o risco de doenças. Já vimos ratos e outros animais por aqui, além do cheiro desagradável. Quando penduramos roupas no varal, os carros passam e respingam água suja nelas — contou Ilenir Ferreira, que também mora em frente ao local.
Situação tem a ver com descarte irregular, dizem prefeitura e Corsan
Segundo a Corsan, o vazamento não é de sua competência, pois trata-se de um esgoto. O bairro Parque do Sol não possui rede de esgoto, o que torna o descarte da água um despejo irregular na rede pluvial.
Já a prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Obras, informou que está ciente e que o problema teria origem no esgoto irregular que provém de descarte in natura na rede pluvial.
Além disso, informou que a Secretaria de Meio Ambiente será acionada para realizar a notificação dos moradores sobre a irregularidade no local.