Desde a última quinta-feira (4), passageiros do transporte público de Passo Fundo podem se cadastrar para usar o bilhete eletrônico nos ônibus. A transição para o novo sistema tem previsão para começar em 3 de agosto e virou motivo de dúvidas entre os passageiros: afinal, as fichinhas atuais valem até quando? Quantas recargas podem ser feitas?
Para esclarecer essas e outras dúvidas da população, GZH Passo Fundo foi às ruas e ouviu os usuários. Até o momento, as principais questões levantadas incluem desde o que será feito com as fichinhas de plástico até como funcionará o sistema na empresa Codepas.
Conforme Cesar Rebechi, membro da comissão responsável pelo processo de implementação da bilhetagem eletrônica na Codepas, a gestão do processo está a cargo da Coleurb, mas os prazos e condições serão os mesmos para as duas empresas.
— Tudo o que se aplicar à Coleurb será igualmente válido para nós — pontuou Rebechi.
O que as empresas esperam com o processo é que o sistema de bilhete eletrônico possibilite dados mais precisos sobre o transporte público da cidade, a começar pelo número diário de passageiros, por exemplo.
— Esses dados permitirão uma análise para a melhoria e otimização do serviço prestado — afirmou a responsável pela comunicação da Coleurb, Daniele Becker Teixeira.
A seguir, confira perguntas e respostas sobre o novo sistema de bilhete eletrônico em Passo Fundo.
O que fazer com as fichinhas atuais?
Passagens vermelhas
As passagens vermelhas (vale-transporte), destinadas ao público em geral, continuarão sendo aceitas nos coletivos urbanos por tempo indeterminado. Por isso, ainda não haverá a possibilidade de efetuar trocas, seja por dinheiro ou crédito, no cartão eletrônico.
Passagens verdes
Por enquanto, apenas estudantes podem trocar as passagens verdes atuais (vale-estudantil) por crédito no bilhete eletrônico. Não há possibilidade de trocar as fichinhas por dinheiro. A conversão está disponível até 2 de agosto. A partir dessa data, as fichas verdes não serão mais aceitas nos coletivos urbanos.
A conversão por crédito no bilhete eletrônico deve obedecer à cota mensal de 80 (para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior) e 110 (para estudantes de curso superior em nível integral mediante comprovação) passagens.
Até quando funcionam as passagens atuais?
Tanto o vale-transporte quanto o vale-estudantil deixarão de ser vendidos a partir de 2 de agosto de 2024. Do dia 3 de agosto em adiante, os estudantes só poderão utilizar os cartões, já as passagens vermelhas ainda serão utilizadas no transporte por mais tempo.
Quanto custa a primeira via do bilhete? Em caso de perda, como proceder?
O primeiro cartão é gratuito. Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, o usuário pode entrar em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp no número (54) 3311-1322 e solicitar o bloqueio. Para a emissão da 2ª via, será cobrada uma taxa de R$ 5.
Onde fazer as recargas de crédito?
Os créditos para o cartão eletrônico poderão ser adquiridos pelo site da Coleurb ou pontos venda da Coleurb.
Quanto tempo demora para a recarga entrar no bilhete eletrônico?
- Compra nos pontos de venda: são creditadas instantaneamente
- Compra pelo site: após fazer a recarga online e efetuar o pagamento, é necessário aguardar até 72 horas para compensação bancária do valor
Onde retirar o cartão?
Os usuários que se cadastrarem no site devem retirar os cartões no ponto de venda da matriz da Coleurb na data informada em protocolo.
Os créditos do bilhete eletrônico têm prazo de validade?
Esse período ainda deve ser determinado pelas empresas e não foi divulgado até o momento.
E quem precisa pegar dois ônibus ou mais para se deslocar, como proceder?
Cada viagem terá o desconto/pagamento de uma tarifa, como é hoje. Neste momento, não haverá a integração entre linhas. Esse, contudo, é um plano para o futuro.
Idosos precisam passar pela catraca ou entram pela frente? Como funcionará para eles?
Os idosos que utilizam o transporte público terão seu cartão pessoal para que, assim como os demais passageiros, também passem a catraca.
Os funcionários de empresas devem fazer algo nesse momento ou apenas aguardar?
Se o funcionário recebe o vale-transporte do empregador, não precisa fazer o cadastro. Agora, as empresas estão realizando seus cadastros, assim como os de seus funcionários.
Qual será o valor mínimo para ter no bilhete eletrônico?
Quando os usuários forem reabastecer o cartão, precisarão comprar no mínimo duas passagens — ou seja, duas tarifas cheias para pagantes em geral ou duas meias tarifas para estudantes. As recargas estarão disponíveis em data a ser divulgada.
Os usuários do transporte público terão um cartão individual. Mas e quando há crianças na família, elas precisam ter um cartão só para elas ou podem usar o dos pais?
O sistema permite descontar mais de uma tarifa por cartão em cada viagem. Para as crianças, neste caso, cada débito será no valor total da tarifa, ou seja, duas pessoas, duas tarifas descontadas. Para que ela faça uso do direito de vale-estudantil, precisará ter seu próprio cartão.
Cronograma
4 de julho
- Início do cadastro dos estudantes que utilizam o transporte público
- Empresas começam a cadastrar os funcionários que recebem vale-transporte
15 de julho
- Início do cadastro de idosos que utilizam o transporte público
- Início do cadastro de pessoas com deficiência (PCD)
- Abertura do procedimento para passageiros em geral que utilizam o transporte público e não recebem vale-transporte do empregador
3 de agosto
A bilhetagem eletrônica começa de forma integral, com a necessidade de utilização dos validadores dos ônibus para o transporte dos passageiros. Ou seja, o estudante terá que utilizar o cartão eletrônico como forma de pagamento, assim como os usuários com benefícios de gratuidade. Aqueles que pagam a tarifa de forma integral, poderão continuar utilizando as fichinhas por um período determinado, que ainda será divulgado.
O que é necessário para realizar o cadastro?
Estudantes
Devem comparecer pessoalmente em um dos pontos de venda da Coleurb com:
- Documento de identidade
- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente
- Endereço
A foto para identificação será feita no momento do cadastro e o estudante já sai da loja com seu cartão.
Idosos
Devem ir até a sede da Coleurb (Avenida Sete de Setembro, 97) a partir de 15 de julho com:
- Documento de identidade
- Endereço
A foto para identificação do cartão de gratuidade será feita no momento do cadastro.
PCDs
Pessoas com Deficiência (PcD) que fazem uso da gratuidade devem entrar em contato com a entidade da qual fazem parte e solicitar o requerimento do benefício de passe livre. Quando aprovado, devem realizar o cadastro nos pontos de venda da Coleurb com documento de identidade.
Empresas
As empresas que fornecem vale-transporte a funcionários devem realizar os cadastros e vínculo dos colaboradores pelo site. Em seguida, é preciso enviar e-mail para sbe@coleurb.com.br informando, no assunto, o CNPJ.
A Coleurb irá entrar em contato informando à empresa solicitante qual a data para retirada dos cartões dos colaboradores.
Passageiros em geral
Aos passageiros que não recebem vale-transporte do empregador, o cadastro deve ser realizado pelo próprio usuário no site. O usuário também pode comparecer aos pontos de venda, realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.
Onde fazer o cadastro?
Ao longo do mês de julho, os cadastros são centralizados nos pontos de venda, em horário diferenciado. São eles:
Agência Morom
- Endereço: Rua Morom, 1230 — Centro
- Horários: de segunda a sexta, das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e nos sábados das 8h30 às 12h
Matriz
- Endereço: Avenida Sete de Setembro, 97 — Petrópolis
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h10min às 18h, sem fechar ao meio-dia (fechada aos sábados)
Mais informações
Em caso de mais dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp, no número (54) 3311-1322.