A uma semana de iniciar a transição para o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos de Passo Fundo, apenas 39,5% dos estudantes realizaram o cadastro para obter o cartão.
O vale-transporte e o vale-estudantil deixarão de ser vendidos a partir do dia 2 agosto. A partir do dia 3 de agosto os estudantes só poderão utilizar os cartões. As passagens vermelhas ainda serão utilizadas no transporte por mais tempo.
Os jovens que ainda precisam adquirir o cartão podem se dirigir ao ponto da Rua Morom (confira endereço e horário de atendimento abaixo).
De um total de 3.704 estudantes no sistema, apenas 1.464 encaminharam o cartão até o momento. Segundo a supervisora comercial do ponto de venda, Naíma Backes, até o dia 13 de julho, quando o atendimento ainda era exclusivo para este público, a procura pelo cadastro foi baixa. Em nove dias foram emitidos apenas 549 cartões.
— Para reforçar a importância dos estudantes fazerem o cartão, além das divulgações, estamos entrando em contato pelo WhatsApp com os alunos que já tinham cadastro conosco por comprarem os vales-estudantis. Com o retorno das aulas, acreditamos que a procura dos alunos cresça nos próximos dias — informou Naíma.
O estudante de história Guilherme Pratti realizou o cadastro na quarta-feira (24). Ele utiliza o transporte urbano pelo menos três vezes por dia.
— Eu utilizo ônibus todos os dias para ir para a aula e para o estágio. Morei em Florianópolis por dois anos e lá o sistema já funcionava por cartão. Vai ser muito bom poder utilizar o bilhete eletrônico aqui em Passo Fundo, é muito mais prático — comenta Pratti.
O primeiro cartão é gratuito. Para a emissão da segunda via, será cobrada uma taxa de R$ 5.
Idosos
Pessoas com mais de 65 anos que utilizam o transporte público devem fazer o cadastro no ponto de venda na Matriz, localizada na Avenida Sete de Setembro, no bairro Petrópolis. Passageiros idosos que não possuírem o cartão eletrônico poderão continuar acessando o transporte mediante apresentação do documento de identidade.
Desde terça-feira (23), os atendimentos para este público foram centralizados no ponto de venda da Matriz, devido à alta procura. O número de idosos cadastrados já chega a 3.774, superando a expectativa.
Reabertura do ponto de venda na UPF
Com o retorno das aulas do segundo semestre letivo da Universidade de Passo Fundo (UPF), o ponto de venda da Coleurb no Centro de Convivência da instituição também voltará a funcionar de segunda à sexta-feira.
No local, serão realizados os cadastros dos estudantes que ainda não possuem o cartão eletrônico e a compra de créditos para utilização nos ônibus.
Confira os pontos de venda
- Morom (destinado ao cadastro de estudantes)
Endereço: Rua Morom, 1230, bairro Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia. Sábado das 8h30min ao meio-dia.
- Matriz (destinado aos idosos com mais de 65 anos)
Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, bairro Petrópolis.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h10min às 18h sem fechar ao meio-dia. Sábado: fechado.
- UPF
Endereço: Centro de Convivência - BR 285, Km 292,7, Campus I, bairro São José
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11h30min às 14h30min e das 16h30min às 21h40min. Sábado: fechado.