Uma iniciativa de um grupo de gaúchos que vive em Roma, na Itália, arrecadou 15 toneladas de roupas aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul. Eles decidiram se mobilizar assim que tiveram notícias da catástrofe climática enfrentada pelo Estado, no começo de maio, e transformaram diversos locais da capital italiana em pontos de arrecadação.
Uma das lideranças da ação, a carazinhense Luiza Rodrigues vive no país há 15 anos e conta que, mesmo diante dos desafios na busca de auxílio financeiro e voluntários, a mobilização compensou, com trabalho de segunda a segunda.
— Quando começou essa situação, procurei me informar se havia alguma ação aqui pra ajudar o povo gaúcho. Me frustrei quando descobri que não, mas também foi um combustível para encontrar uma forma de contribuir. Decidi começar do zero e encontrei algumas pessoas que tiveram a mesma ideia, então unimos nossas forças. O Brasil e o RS são minha terra, meu povo, eu precisava fazer alguma coisa — conta.
A partir da união dos voluntários, surgiu o grupo SOS RS Itália, que passou a trabalhar em um galpão com a triagem e destinação dos donativos que chegavam da comunidade. Uma das pessoas que dedicou parte do seu tempo à causa foi o passo-fundense Ruy Nascimento, morador da Itália há quase dois anos.
— Vi vários amigos de Passo Fundo que estavam arrecadando cestas básicas e levando aos atingidos e pensei que, se eu estivesse no RS, estaria junto a eles. Ajudei com doação financeira, mas depois apareceu essa oportunidade de auxiliar aqui na Itália, então auxiliei na separação e carregamento do itens.
Carga deve sair da Itália no começo de julho
Dois contêineres com roupas serão enviados ao RS, custeados pela campanha promovida pelo influencer Badin, em parceria com o Pretinho Básico, e também por um grupo de empresários da província italiana de Vêneto. A previsão é que a carga parta de Roma em 6 de julho e chegue ao Estado em 3 de agosto.
Essa é uma das ações de gaúchos baseados em outros países para auxiliar as vítimas das enchentes. No começo de junho, brasileiros que vivem no Canadá organizaram um festival solidário para angariar recursos ao RS. O resultado da ação foi a arrecadação de quase R$ 55 mil.