A chegada de uma nova frente fria coloca em alerta a região de Passo Fundo, no norte gaúcho. Há previsão de grande volume de chuva no próximo fim de semana, o que deve acender os riscos de deslizamentos e alagamentos na cidade.
Conforme o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, o cenário que causará essa precipitação é parecido com o que gerou as chuvas no mês de maio: uma massa de ar quente estacionada no centro do país impede que a frente fria saia do Estado, fazendo com que as nuvens de chuva se acumulem sobre o norte do Rio Grande do Sul.
— A frente fria ingressa na parte mais ao sul do país, tomada pelo forte transporte de umidade na faixa oeste do RS. Ao tentar passar, ela fica trancada, o que favorece a formação de nuvens carregadas. Também haverá uma forte variabilidade de ventos em diferentes níveis da atmosfera. Os sistemas não causarão granizo, mas haverá muita quantidade de chuva — explicou Borges.
A previsão é de que o acumulado de chuva entre sábado (15) e a segunda-feira (17) ultrapasse a média para todo o mês de junho na cidade, que é de 148 milímetros.
No sábado, a chuva chega de forma fraca na cidade, com 10mm. No domingo (16) são esperados 55mm, que se intensificam na segunda-feira, com 70mm. O tempo deve permanecer instável até o meio-dia de terça (18), quando são previstos 20mm durante a manhã. Os ventos devem ficar entre 50 a 70km/h no período.
O grande volume de chuva levanta o alerta para os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios, como aponta o meteorologista:
— O solo já está desestruturado e encharcado, o que facilita os riscos de deslizamentos devido à erosão do solo. Os rios podem elevar de maneira fácil, pois é muita água em pouco tempo. A orientação é de que a população fique atenta aos anúncios da Defesa Civil, o que sempre precisamos cuidar nestas situações de crise.
Contatos de emergência em Passo Fundo
- Corpo de Bombeiros: (54) 98414-9209
- Defesa Civil: (54) 99194-0449
- Brigada Militar: (54) 3335-8634 ou (51) 98329-1893