O Concurso Árvores Gigantes vai identificar a maior árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a erva-mate (Ilex paraguariensis). A segunda edição da competição foi lançada na quarta-feira (5) no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O objetivo da competição é buscar o maior exemplar de diferentes espécies nativas do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre. Na primeira edição a espécie escolhida foi a araucária. De acordo com o coordenador do evento e professor de Silvicultura da UPF, Jaime Martinez, o objetivo é buscar um resgate sobre a importância dos ambientes florestais.
— Escolhemos a estratégia de elencar uma espécie por ano para despertar interesse e curiosidade sobre essas espécies, promovendo valorização das florestas entre proprietários de terras e comunidades em geral — explicou.
De acordo com a comissão organizadora, em função das enchentes que atingiram o Estado, neste ano haverá apenas a divulgação do concurso e a identificação dessas árvores. O maior pé de erva-mate será conhecido no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore.
A Universidade de Passo Fundo lidera a organização do concurso, além de outras instituições como a Emater/RS-Ascar, prefeitura de Passo Fundo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cotrijal, Coprel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.