Paralisados há pelo menos dois meses, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Sertão e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Frederico Westphalen, na Região Norte, optaram pelo fim da greve em assembleia na terça-feira (18). As atividades devem ser retomadas integralmente a partir da próxima segunda (24) nos campi.
Nas duas instituições, os servidores votaram por aceitar a proposta do governo federal oferecida aos docentes e técnicos administrativos. Cerca de 2 mil estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, graduação e de pós-graduação foram afetados.
As reposições de aulas e outras atividades acadêmicas e administrativas ainda devem ser discutidas e aprovadas nos conselhos dos institutos. O calendário será organizado e divulgado posteriormente.
Em Passo Fundo, não há previsão para o retorno das aulas no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). Segundo a direção do campus, a data de retomada deve ser divulgado na próxima sexta-feira (21), após nova reunião do comando de greve.
Dentre as propostas oferecidas pelo governo estão o reajuste salarial, reestruturação de carreira e aumento do orçamento para as instituições federais de ensino.